Alunos da Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, de Itajaí, visitaram o laboratório maker do LITE nesta terça feira, dia 27/08, para conhecer um pouco e entrar em contato com a cultura maker.

Os alunos conheceram as máquinas e ferramentas usadas pelos makers do LITE, tiveram contato com o RoPE, o Robô Programável Educacional, e tiveram o desafio de desenvolver o próprio projeto: uma luminária de LED. Ao final da visita foi sorteado um marca páginas e robô, feito com a impressora 3D do laboratório.

A visita foi acompanhada pela mestranda Aline Gonçalves de Almeida, que busca a implementação do espaço maker na escola pública. Orientada pelo Dr. André Luis Alice Raabe, coordenador do LITE, Aline tem estudado as atividades propostas no Laboratório Maker e maneiras de inserir isso na educação pública. A visita da turma permitiu que a diretora Gabriela Alves Nunes tivesse contato com o espaço e a flexibilidade para propor atividades aos alunos.

A disseminação da cultura maker em escolas é um retorno para a comunidade dos projetos que acontecem no LITE, possibilitando uma educação mais flexível e voltada para o pensamento computacional, permitindo cada vez mais uma liberdade criativa nos alunos.
Um pensamento em “Turma da Escola Rosa Heleno visita o Laboratório Maker do LITE”
Perfeito!!! O envolvimento dos alunos só demonstrou o quanto é necessário investir em novas propostas de ensino.