Cultura Maker na Educação Infantil

Projetos desenvolvidos na disciplina de Cultura Maker do curso de Pedagogia da Univali evidenciam a importância do protagonismo na educação infantil.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Pedagogia, na disciplina de Cultura Maker com a professora Maria Eduarda Gasperi, em parceria com o prof André Raabe em uma ação de integração entre ensino e extensão envolvendo o projeto Lite os Cool e o curso de Pedagogia. A atividade mostrou o quanto a prática pedagógica pode ser criativa, inclusiva e sensível às necessidades das crianças na Educação Infantil. Cada proposta partiu de observações do cotidiano e de demandas reais do processo de ensino e aprendizagem, buscando promover o protagonismo infantil, o “aprender fazendo” e a experimentação como caminhos para a construção do conhecimento.

Um dos grupos apresentou um projeto sobre o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), destacando a importância de reconhecer e compreender as dificuldades de percepção e interpretação dos sons que algumas crianças enfrentam. As propostas pedagógicas apresentadas buscaram desenvolver atividades que favorecem a atenção auditiva, a escuta ativa e a integração sensorial, com base em práticas lúdicas e significativas alinhadas à Cultura Maker.

Outro grupo abordou a temática da Síndrome de Down e das múltiplas deficiências, com foco na inclusão e no respeito às singularidades de cada criança. Por meio da construção de materiais acessíveis e de experiências colaborativas, o projeto evidenciou como a Cultura Maker pode favorecer a autonomia, a interação e o sentimento de pertencimento de todos os alunos.

Já o grupo que trabalhou o tema da cegueira trouxe uma proposta sensível e inovadora, voltada à exploração tátil, ampliando as possibilidades de aprendizagem por meio dos sentidos. As atividades apresentadas mostraram que é possível ensinar de forma acessível e criativa, valorizando o contato direto com os materiais e a experimentação como forma de aprender.

De modo geral, os projetos demonstraram que a Cultura Maker é uma potente aliada da Educação Infantil, pois incentiva a curiosidade, o envolvimento ativo e o prazer em aprender. As propostas dos alunos revelaram o olhar atento do pedagogo para o cotidiano, para as necessidades das crianças e para a construção de uma educação mais inclusiva, participativa e transformadora.

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