SACIP: Um Sistema Adaptativo Construcionista para Iniciantes de Programação.
SACIP (Sistema Adaptativo Construcionista para Iniciantes de Programação) é um aplicativo para facilitar o aprendizado de linguagem de programação. O objetivo é diminuir as dificuldades com linguagens de programação, bem como as altas taxas de evasão dos cursos de ciência da computação, e também facilitar o ensino-aprendizagem de computação para alunos do ensino fundamental e médio. É um fato conhecido que a programação terá relação direta com muitas profissões do futuro. Por isso, vários países já a têm como obrigatória. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular estabelece que a partir deste ano (2020) todas as escolas do ensino fundamental têm que oferecer computação e programação em sua grade curricular. Esta norma foi prorrogada, devido à pandemia. Ou seja, num curto espaço de tempo todos terão que se adequar a esta norma.
O SACIP utiliza o conceito de trilhas de aprendizagem para a aplicação da teoria construcionista. As trilhas de aprendizagem são um conteúdo sequenciado construído pelo próprio aluno com o auxílio de um tutor pedagógico. O SACIP será utilizado como um plugin na IDE Portugol Studio (PS), um ambiente de programação bem estabelecido para iniciantes brasileiros.
CAs trilhas de aprendizagem são um conteúdo sequenciado construído pelo próprio aluno com o auxílio de um tutor pedagógico. O sistema oferece conteúdo sobre vários tópicos com diferentes temas nas áreas de lógica e programação. Isso permite que o aluno escolha o conteúdo que deseja aprender e configure seu próprio caminho de aprendizagem. Enquanto isso, o sistema ajuda o aluno a escolher o conteúdo que se encaixa em seu perfil. Além disso, o sistema fornece dicas de solução e materiais de apoio ao realizar exercícios adaptados ao seu perfil, caso os alunos tenham dificuldades.
A solução possui três
públicos alvo bastante abrangentes:
(i)
Os mais de 411
mil usuários atuais do Portugol Studio, que engloba alunos e também professores
de instituições públicas e privadas de cursos de graduação em computação.
(ii)
Os futuros alunos
e professores de instituições de ensino superior do país, tanto na modalidade
presencial quanto EaD, que vierem a fazer download do Portugol Studio.
(iii)
Os alunos de
instituições de ensino fundamental públicas e privadas.
EQUIPE
Orientador: Prof. Dr. Aluizio Haendchen Filho
Co-orientador: Prof. Dr. André Luiz Alice Raabe
Mestrando: Adson Esteves.
Este projeto está sendo desenvolvido em paralelo com uma dissertação de mestrado do Adson Esteves no Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI.
PUBLICAÇÕES
ESTEVES, ADSON; HAENDCHEN FILHO, ALUIZIO; RAABE, ANDRÉ; DAZZI, RUDIMAR. An Adaptive System Architecture Model for the Study of Logic and Programming with Learning Paths. Lecture Notes in Business Information Processing. Springer-Verlag. To appear.
ESTEVES, ADSON; HAENDCHEN FILHO, ALUIZIO; RAABE, ANDRÉ; DAZZI, RUDIMAR. An Adaptive System Architecture Model for the Study of Logic and Programming with Learning Paths. In: 22nd International Conference on Enterprise Information Systems, 2020. Proceedings of the 22nd International Conference on Enterprise Information Systems. Lisboa: scitepress, 2020. p. 679-690.
ESTEVES, ADSON; HAENDCHEN FILHO, ALUIZIO; RAABE, ANDRÉ. Um Plugin para Aprendizagem de Lógica e Programação no Portugol Studio Baseado em Sistemas Adaptativos com Trilhas de Aprendizagem. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Porto Alegre: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação – SBC), 2019. p. 1442-1446.
PREMIAÇÕES
BEST STUDENT PAPER AWARD
Artigo: An Adaptive System Architecture Model for the Study of Logic and Programming with Learning Paths.
22nd International Conference on Enterprise Information Systems – ICEIS-2020.
http://www.iceis.org/PreviousAwards.aspx