Dois projetos desenvolvidos no LITE estão entre os 100 vencedores que passaram pela terceira fase da 6ª edição do Sinapse da Inovação. Um dos projetos é o RoPE, o carismático robozinho que ensina programação de forma lúcida. Já o Eletroblocks, desenvolvido pelo pesquisador do LITE, Eduardo Borges Gomes, são blocos eletrônicos modulares e programáveis que auxiliam o aprendizado em eletrônica e programação de forma segura e divertida.
Com essa classificação, os dois projetos receberão suporte durante seis meses para o aperfeiçoamento do produto, capacitações, e suporte para o contato com um primeiro cliente e com investidores na etapa de operacionalização do empreendimento e pré-incubação.
Conheça mais sobre os projetos aprovados do LITE:
RoPE
O RoPE, Robô Programável Educacional, é um brinquedo de programar, o qual crianças programam uma sequencia de ações que será reproduzida pelo robô. Com apenas cinco botões, o RoPE possibilita o engajamento de crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (3 a 8 nos) em atividades de resolução de problemas com conceitos matemáticos, pertinentes a sua faixa etária como: observar, visualizar e descrever posições, direções e movimentos usando palavras comuns; reconhecer movimentos em linha reta e rotações, combinando-as em situações simples (por exemplo ir até um local na sala) e reconhecer ângulos retos.
Eletroblocks
Os EletroBlocks serão blocos modulares e programáveis que ensinarão eletrônica e programação de forma segura e divertida. O sistema de construção de blocos modulares consiste em placas de circuito impresso pré-montadas (PCB) interligadas por pequenos ímãs e condutores. Cada bloco executa uma ou mais funções discretas (por exemplo, um LED, um botão, um sensor de luz com um limite, etc.) e os blocos podem ser combinados para criar circuitos maiores.
Os módulos podem ser divididos em categorias correspondentes à sua função. Exemplos de categorias incluem, mas não estão limitados a: módulos de potência, módulos de entrada, módulos de saída, módulos de fio, etc. A conexão dos blocos será feita por imãs e condutores, trazendo melhor praticidade na hora de criação de sistemas com vários blocos. Todos eles poderão ser programados através de um dispositivo móvel, explorando conceitos de programação e buscando levar mais possibilidades de projetos em um único hardware.