Na tarde de quinta-feira (16), dezesseis professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram do 5º Encontro de Professores do Laboratório de Informática que aconteceu no LITE – Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação. No encontro, que durou pouco mais de duas horas, os professores puderam conhecer os projetos desenvolvidos pelo laboratório, e acompanhar de perto uma aula do Laboratório Maker, com os estudantes do CAU – Colégio de Aplicação da Univali. Além dos professores, também estava presente o coordenador dos professores de informática e matemática, Juliano Júnior Machado.
Os professores foram introduzidos às estruturas do LITE, seguido da apresentação do RoPE, feita pelo voluntariado Raphael da Silva, da equipe de desenvolvimento do robozinho. Como a maioria dos presentes eram professores do ensino fundamental, este foi o primeiro contato deles com o RoPE. Dentre as perguntas, as mais frequentes eram referente ao funcionamento do Arduíno utilizado no robô.
Em seguida os professores conheceram o LITE Maker, a cultura maker aplicada do laboratório, o Laboratório Maker e o LITE is Cool. “Achei muito interessante, de forma geral, os projetos do laboratório, principalmente os que envolvem o ‘faça você mesmo’ e a cultura maker. É muito legal como eles podem se integrar de certa forma à programação”, afirma Juliano Júnior Machado.
Dos projetos apresentados, o Tem Ideia na Rede foi o que mais chamou atenção devido ao envolvimento dos alunos das escolas municipais de Itajaí com o pensamento computacional e a cultura maker. A feira do Tem Ideia na Rede deste ano já conta com mais de 100 crianças engajadas em criações que serão apresentadas no dia 24 de novembro, na Secretaria de Educação de Itajaí. “Esse evento valoriza o trabalho das crianças e dos instrutores”, ressalta o coordenador dos professores de informática e matemática.
A visita então seguiu com um breve coffee break e uma introdução do software de programação Portugol, também desenvolvido no LITE. Para encerrar, os professores acompanharam uma aula do Laboratório Maker com os alunos do CAU. Os visitantes observaram com bastante atenção as produções dos alunos, alguns deles até se arriscaram a utilizar a cortadora a laser para fazer um unicórnio. “O principal ponto positivo dessa vista é aproximar os professores de Balneário Camboriú à aprendizagem criativa e também proporcionar um contato da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú à computação e ao pensamento computacional”, afirma André Santana, coordenador do LITE.
Confira os professores que estiveram presentes no encontro:
- Andreia Cristina Herrmann Pedrotti (CEAC Projeto Oficinas)
- Antonio Boeira Benthien (CEM Dona Lili)
- Caio Uller Rodrigues (CEM Taquaras/CEM Dona Lili)
- Carlos Geraldo Freitas Neto (CIEP Rodesindo Pavan)
- Fabian de Lima (CAIC Ayrton Senna da Silva)
- Flávio Gonçalves Aranda (CEM Tomaz Francisco Garcia)
- Gisele de Paula N. Kotzent (CEM Jardim Iate Clube)
- Jean Carlos Anacleto (CEM Prof. Antonio Lúcio)
- Jesse de Castro Libanio (CEJA Dep. Doutel de Andrade)
- Juliana Souza Cidade (CEM Nova Esperança)
- Leandro Serrano Torres (CEM Ariribá)
- Lucas G. A. de M. Carvalho (CEM Gov. Ivo Silveira)
- Marcos Heinzen Leandro (CEM Vereador Santa)
- Mozara Dias Koehler (CEM Prof. A. C. Ghislandi)
- Ricardo Luiz da Silva Alves (CEM Alfredo Domingos Silva)
- Thiago Felipe M. de Miranda (CEM Presidente Médici)