Olá pessoal!
Após algumas sessões de pinturas, marteladas e acabamentos em geral, o grande momento chegou, o de
apresentar o Lite Maker aos estudantes da EB Yolanda Laurindo Ardigó.
Fizemos uma introdução do projeto e conversamos sobre o que esperávamos dele, e também pudemos ouvir o mesmo
dos estudantes. Após esta apresentação, os alunos, 16 ao todo, organizaram-se em equipes e iniciaram um
rodízio nas estações para avaliarem o potencial de cada estação e como ela poderia ser útil no seu projeto. Cada grupo teve 1 hora em cada estação, e em cada uma delas receberam as seguintes informações:
Bancada da Impressora e Modelagem 3D: todas as equipes receberam um breve conceito referente a modelagem
3D, desenvolvendo formas geométricas e as manipulando (soma, subtração, escala, intersecção entre objetos).
Também tiveram contato com o software para que estas operações fossem executadas. Além da modelagem 3D, os
estudantes receberam instruções de como funcionava a impressora 3D, além da inserção e remoção do material.
Todas as equipes também foram instruídas a fazer uma busca em repositórios de modelos 3D para acompanhar o
passo-a-passo de uma impressão.
Bancada da Marcenaria: os estudantes receberam informações sobre as ferramentas disponíveis na bancada
(serra, cola, martelo, grampo de marceneiro), conceitos de acabamento com as lixas de diferentes
gramaturas, técnicas para o uso das serras e uma boa explicação sobre os tipos de madeiras. Além de receber
todos os conceitos, os alunos tiveram que colocar a mão na massa e pôr tudo na pratica.
Bancada da Eletrônica: os estudantes foram apresentados ao vasto mundo da eletrônica. Conceitos de
polaridade, circuítos, voltagem e medição preencheram a tarde dos estudantes neste bancada. Todos puderam
executar experimentos como a criação de circuítos e introdução e manuseio do multímetro, além de questionarem
os instrutores com as suas dúvidas.
Bancada Papercraft: na bancada da Plotter de Corte, a Silhouette e o Silhouette Studio foram apresentados
aos alunos. Buscamos explicar a maneira como ela funciona através de seus 2 eixos e a lâmina, além de
demonstrar alguns exemplos de uso, como o modelo de papercraft da casinha, com o circuito integrado como
mostra a imagem abaixo.
Para demonstrar a Silhouette em funcionamento foi explicado aos alunos uma base sobre gramatura de papel e
vinil adesivo, e cada aluno pode então escolher uma imagem da internet, gerar um vetor a partir do Silhouette
Studio e recortar seu próprio adesivo personalizado!
E tudo isso com uma pausa para um lanchinho, que não poderia faltar, não é mesmo ?
Não perca a continuidade deste no próximo post!
Um pensamento em “Lite Maker – Relato do primeiro dia”
Moro na Regiao dos Lagos-RJ(Saquarema), sou entusiasta da CULTURA MAKER e embuido de divulga-la no meu municipio.A Educacao aqui e cognitiva(seculo 19!!!!) e temos de meter a MAO NA MASSA. Gostaria de saber o custo RoPE e LITE MAKER e se possivel por comodato.Eu me comparo ao Dom Quixote lutando contra os moinhos de Vento mas ja consegui uma fresta(a Escola Formiguinha contratou um professor maker que trabalha com estruturas da ATTO EDUCACIONAL) tambem de Santa Catarina, aproveito para dar parabens a sua Instituicao pelo belo trabalho em valorizar a nossa tao sabotada EDUCACAO, um abraco Edison
zap (21)991225140
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