Vinte e um alunos da rede de ensino público municipal tiveram a oportunidade de aprender programação de jogos no code.org e Scratch, com os professores do LITE, na tarde de segunda-feira (05), na Univali de Balneário Camboriú. A ação integra a 1ª BC Smart Week e será proporcionada novamente na quarta-feira.
O workshop aplicado pelos professores e integrantes do LITE, André Raabe, Júlia Peron Metzger, Alisson Steffens Henrique e Rafael Ferreira, que ensinaram a programação em blocos através do code.org e ajudaram as crianças a iniciarem a programação de seu próprio jogo pelo Scratch. “[É] lindo ver o brilho nos olhos destas crianças descobrindo um mundo de novidades com a computação”, afirma o coordenador do laboratório, André Raabe.
Entre as crianças, havia uma menina que orgulhou e inspirou a equipe do laboratório. Mesmo com a dificuldade de se comunicar e de utilizar o mouse do computador devido a paralisia cerebral, ela conseguiu rapidamente associar o que era ensinado. “Em pouco tempo ela já entendeu que no teclado ela conseguia mover os personagens do Scratch. Então ela testava e logo pegava minha mão e levava até o mouse para eu fazer coisas novas para ela”, conta a professora do LITE, Júlia Peron.
Para incentivar as crianças a continuar no mundo programação de jogos e mostrar a capacidade do Scratch, todas elas foram desafiadas a criarem um jogo juntas. Cada uma delas deu uma ideia que deverá integrar um jogo que será desenvolvido pela Júlia e apresentado em seu canal no Youtube. Essa dinâmica, também incentiva as crianças a manterem o contato com os professores do LITE através das rede sociais e assim propagar a cultura maker, mesmo que não haja aulas presenciais.
O workshop de programação de jogos para as crianças, acontecerá novamente na quarta-feira (7), no laboratório de jogos da Univali de Balneário Camboriú. Já na sexta-feira, o LITE fará um workshop de robótica e cultura maker, também na universidade.
Um pensamento em “LITE apresenta workshop de programação de jogos pelo 1º BC Smart Week”
Moro na Regiao dos Lagos-rj(Saquarema) e tenho uma “inveja positiva” dos workshops que eu gostaria de ver na Minha Cidade(infelizmente tao carente da CULTURA MAKER).Tenho divulgado nos Colegios Publicos e Privados(so um adotou) para ver se ha quebra de paradigmas, e saiam da idade da Pedra em quanto for tempo um grande abraco Edison