O Dr. André Raabe dá a sua contribuição na Revista Educação sobre o atual debate sobre a formação docente como base para a qualidade do ensino e da aprendizagem. No cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é necessário pensar na renovação dos currículos e metodologias de ensino. O papel desse documento é estabelecer a referência para as redes de ensino e escolas em todo país.
Como coordenador do projeto LITE, Raabe acredita na importância da parte prática na educação. “Tradicionalmente, temos uma formação muito teórica e também temos muita dificuldade na obtenção de estágios para que os estudantes tenham uma prática transformadora.” conta o coordenador para a revista. Entusiasta da cultura Maker, o professor entende a necessidade da educação teórica, mas acredita que as crianças e adolescentes precisam ter autonomia para pôr em prática o que aprendem em sala de aula.
Na entrevista é possível compreender os pontos de vista complementares a respeito desse assunto que se tornou um grande debate no meio da educação. É abordado o assunto da educação online, que se tornou um fenômeno acelerado por causa da pandemia do Covid-19. André chama atenção para o desafio de não deixar a prática desassistida e destaca a necessidade dela ter um fim pedagógico. Além disso, Raabe argumenta que a relação entre a universidade e as redes precisa ser bem regulamentada.
Clique aqui e confira a reportagem.