O ano de 2019 foi um ano de expansão para o LITE. Projetos, eventos, programas de extensão, artigos publicados e parcerias que levaram o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação para além das paredes do laboratório.
Foram dezenas de projetos desenvolvidos em laboratório, pensados e produzidos por bolsistas, mestrandos, alunos de graduação e alunos do projeto LITE Is Cool. Todos os projetos principais atenderam dezenas de pessoas dentro do laboratório e milhares fora. Ao todo, mais de 12 mil pessoas foram atingidas pelas redes sociais do laboratório, e mais de 7,5 mil compareceram a eventos organizados pelo LITE.
O projeto LITE is Cool atendeu aproximadamente 50 alunos do Colégio de Aplicação Univali e 18 alunos com altas habilidades em parceria com o Atendimento Educacional Especializado de Itajaí, o AEE. Os alunos de todas as turmas desenvolveram seus próprios projetos sob a orientação de professores e bolsistas. O projeto foi apresentado no Sesi com Ciência, em Porto Alegre, e na Merejada 2019, em Itajaí. Além disso, um artigo foi publicado e três palestras foram feitas.
O Robô Programável Educacional, RoPE, foi entregue aos núcleos educacionais de educação infantil de Balneário Camboriú, em parceria entre o LITE Univali e a prefeitura da cidade. Uma nova versão do robozinho foi desenvolvida e apresentada em dois eventos. Dois artigos foram publicados e uma palestra foi realizada para mostrar o robô. O RoPE também atravessou as paredes do laboratório e fechou novas parcerias com a FAPESC, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, o Ministério Público de Santa Catarina e a empresa SmartFun.
Outro projeto que cresceu e ganhou vida foram os Eletroblocks. Desenvolvidos no laboratório do LITE pelo então aluno de graduação Eduardo Borges Gomes, os Eletroblocks foram, primeiramente, apresentados em banca de conclusão de curso. O projeto também foi levado a eventos, apresentado sob a marca Eletroblocks, a empresa originada a partir da iniciativa criada inicialmente como um projeto de laboratório.
O ano de 2019 foi de crescimento e desenvolvimento para o LITE, um ano que desenvolveu o que já existia e abriu portas para novas possibilidades para o próximo ano, que vem com ainda mais novidades e novas oportunidades para o laboratório que tem Inovação no nome.