O LITE representou a Univali e o município de Itajaí no Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) 2019 junto de servidoras da rede municipal de ensino da cidade. O CBIE 2019 aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro em Brasília, no Distrito Federal, e contou com diversos painéis, apresentações de artigos e palestras.

O professor doutor André Raabe, coordenador do LITE, a mestranda em educação Aline Almeida e a professora Nayara Voigt aplicaram a oficina “Brincando de programar com o RoPE”, que consistiu em realizar atividades com alunos de uma escola da rede pública do Distrito Federal utilizando o RoPE, o robô desenvolvido pelo LITE para ajudar crianças a entrarem no mundo da programação.


A oficina aconteceu junto da apresentação do artigo “Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública”, escrito pela professora Nayara Voigt e pela orientadora educacional e mestranda em educação Aline Almeida, com o auxílio da professora de matemática Márcia Galera Frigheto e da instrutora de matemática Michelly Nátali Anacieto Paes. O artigo é resultado de um trabalho realizado na Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno em 2016. Na época, a orientadora Aline atuava com gestora na escola.

O projeto, aprovado para apresentação e publicação em anais do CBIE, constituiu em oficinas realizadas em contraturno com alunos dos oitavos e nonos anos. O objetivo foi verificar a contribuição da robótica como ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem.