58% das crianças do ensino infantil de Balneário Camboriú já possuem acesso ao robozinho.
Na sexta-feira, dia 17 de novembro, o LITE – Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação, da Univali, fez uma entrega dupla de RoPEs, em Balneário Camboriú: três robozinhos para o NEI Pequeno Navegador e outros três para o NEI Cristo Luz. Com essa entrega, o Laboratório, junto da Secretaria de Educação, completaram seu objetivo de disponibilizar trinta RoPEs até o final deste ano, para as escolas de ensino infantil do município.
Como nas outras entregas, a cerimônia começou por volta das 13h30. Além da equipe do LITE, a apresentação contou com a presença do promotor de justiça da 7ª Promotoria, Ricardo Luis Dell´Agnolo, com representantes da secretaria de educação de Balneário Camboriú e os diretores das creches. Na plateia estavam os pais, os professores, a coordenação da escola e, claro, as crianças, com olhos vidrados, querendo entender como o robozinho funcionava.
Antes da entrega oficial, a equipe do Laboratório fez a apresentação aos professores, que ficaram encantados com o robozinho. Na sessão foi ensinado aos professores como usar o RoPE de forma proveitosa para o aprendizado das crianças, com o uso e a personificação dos tapetes do brinquedo, assim como o funcionamento e os cuidados necessários para a preservação do brinquedo.
Com essa entrega, o RoPE agora atende 1.126 crianças da educação infantil de Balneário Camboriú, o que representa 58% de todas as crianças matriculadas nas escolas de ensino infantil (5 à 9 anos), de Balneário Camboriú. Em 2018, além de levar o ROPE para todos os núcleos, o projeto será ampliado, a meta é estender para as séries iniciais. “Por meio de brincadeiras que o RoPE proporciona as crianças conseguem fazer interações, descobertas e aprendizagem que é o que a gente defende na educação infantil”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.