Nos dias 30 de outubro à 02 de novembro, a equipe do LITE esteve no Recife-PE, no Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, apresentando seus oito artigos aprovados. A professora do CAU e pesquisadora do mestrado Natália Ellery Couto, apresentou os artigos Um instrumento para Diagnóstico do Pensamento Computacional e A experiência de implantação de uma disciplina obrigatória de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica.
O primeiro artigo fala sobre uma ferramenta para diagnosticar partes do pensamento Computacional em uma pessoa. Os diagnósticos foram baseados nos termos habilidades e características, usados pela Computer Science Teachers Association (CSTA) para sintetizar o Pensamento Computacional. É um jogo que conta tempo, cliques, quantidade de dicas que a pessoa utiliza para passar cada fase, e através desses dados, calcula uma pontuação para essas partes do Pensamento Computacional.
Já o segundo artigo apresenta resultados dos trabalhos de Pensamento Computacional aplicados em sala de aula pelos professores Natália E. Couto, Elieser A. de Jesus, Eduardo Silva, e James Bombasar. Além de abordar as dificuldades enfrentadas pelos professores durante o aprendizado e o desafio de transformar o Pensamento Computacional em uma matéria regular nas escolas. Toda a pesquisa para a produção do artigo foi feita no CAU – Centro de Aplicação da Univali, por ser a escola pioneira a implementar o Pensamento Computacional como disciplina regular. O colégio serve para mostrar os benefícios, as dificuldades e todos os requisitos para qualquer outra escola utilizar como base para implantar, ou não, o Pensamento Computacional como disciplina regular. “O pessoal que estava assistindo ficou interessado e curioso, querendo saber como os trabalhos eram feitos”, declarou Natália.
A apresentação ocorreu na segunda feira e contou com pessoas do Brasil inteiro interessadas em educação e na abordagem do Pensamento Computacional. O CBIE, é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), acontece anualmente e possui um cunho internacional que busca promover e incentivar as trocas de experiências na área de Informática na Educação.
“Eu fiquei muito feliz por poder compartilhar o trabalho realizado na UNIVALI e no Colégio de Aplicação. Através destes trabalhos é possível mostrar ao Brasil nossa contribuição para a área do Pensamento Computacional”, afirma Natália.