A Jornada Maker para novas experiências na Educação envolveu professores da rede de Porto Velho, em Rondônia

A “Jornada Maker para novas experiências na Educação” foi uma imersão nas mudanças pedagógicas trazidas pela cultura Maker. O evento aconteceu no LabCrie da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, entre os dias 10 e 15 de março, e foi mediado pelo professor doutor André Raabe, especialista em cultura Maker, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Os professores que participaram da jornada tiveram a oportunidade de se tornarem multiplicadores da cultura Maker nas escolas de Rondônia. Dessa forma, seus estudantes poderão aprender a usar ferramentas e conhecimentos para criar suas próprias soluções para problemas do cotidiano, sempre de maneira prática, mantendo a criatividade.
Segundo o professor André Raabe, a jornada teve como objetivo valorizar as iniciativas que já estão sendo realizadas sobre o tema no estado, além de possibilitar que os professores utilizem a cultura Maker em suas próprias práticas pedagógicas.
A Jornada Maker foi aberta pela coordenadora de Mídias Educacionais da Seduc/RO, doutoranda Daniele Brasil, que destacou a importância do evento para que os professores possam aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura Maker e aplicar esses conceitos com seus alunos.
A formação faz parte da pesquisa do doutorando Claiton Campos, que conta com o apoio do Governo de Rondônia, através da Seduc – Secretaria de Estado da Educação, pela Coordenadoria de Mídia Educacional, e será certificada pela Univali.