Equipe de Pomerode realiza visita ao LITE

Comissão da Secretaria de Educação de Pomerode visitou o LITE para desenhar parceria a fim de promover a cultura maker e o pensameto computacional no município

No dia 18 de maio de 2022 uma comissão da secretaria municipal de educação de Pomerode visitou o LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação). Capitaneados pelo Secretário de Educação, Sr Jorge Luiz Buerger o grupo veio com a intenção de conhecer mais detalhes sobre a Educação Maker a fim de implementar a cultura maker e o Pensamento Computacional nas escolas do município. O coordenador do LITE, professor Dr, André Raabe, em conjunto com a equipe do laboratório discutiram com os participantes estratégias para implementar espaços maker nas escolas de forma a potencializar a aprendizagem.  

Foi realizadas uma oficina/degustação com os participantes a fim de mostrar na prática o potencial educacional das tividades feitas em um espaço maker. Nestas oficinas aconteceram momentos de brincadeiras com o brinquedo ROPE, um dos projetos desenvolvidos no LITE, com o objetivo de apresentar uma forma de desenvolver o raciocínio lógico na infância e de forma divertida e prazerosa. Em outra oficina foi produzida uma peça do brinquedo ROPE usando uma impressora 3D, a atividade foi conduzida com apoio do bolsista Dimitri Vinicius Gesser Fuchs, o equipamento despertou o interesse pela sua versatilidade e precisão, em contrapartida foi constatado de que era um processo lento e ineficiente para algumas situações. Uma oficina sobre corte laser foi conduzida pelo bolsista Vinicius Henrique Reinehr explinado as funções da cortadora laser e seu potencial para atividades autorais de objetivo educacional. As duas oficinas supracitadas tiveram como objetivo demonstrar o potencial da fabricação digital no desenvolvimento de projetos por estudantes. Os participantes relataram que já praticam a cultura maker de diferentes formas, porém seria muito bom ter um espaço reservado somente para isso. Foi discutido sobre a possibilidade de haver um curso voltado para os professores para que melhorem suas perspectivas pedagógicas diante da pedagogia maker.

Outro assunto discutido que gerou bastante interesse por parte dos diretores de Pomerode foi o pensamento computacional. Com a colaboração do Professor Cristiano Tirone, ex-secretário de educação do município de Massaranduba, foi promovida uma oficina relacionando o Pensamento Computacional e a Matemática seguido de um debate sobre o novo ensino médio e a importância do Pensamento Computacional. Cristiano, relatou sobre sua percepção de que os professores estão rejeitando o uso de salas de inform’tica e que é preciso mudar o pensamento de alguns profissionais que ainda manifestam desprezo pelas aulas em laboratório de informática. Ele acredita que isso ocorre porque nestes ambientes os professores da área da educação não são os principais condutores das atividades, o que causa desconforto. Foram debatidas também estratégias para implantação da Computação e o pensamento Computacional no currículo do município.

Ao final foi feita uma assembleia onde todos puderam tirar dúvidas e expor suas preocupações. A quipe do LITE se colocou a disposição para auxiliar a rede de Pomerode a desenvolver projetos Maker e implantar conhecimentos de Computação e Pensamento Computacional no curriculo municipal. Neste sentido, uma parceria está sendo desenhada para um futuro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *