A Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP Tatiana Sansone Soster visitou o LITE nesta quinta-feira, 25, para apresentar sua tese “Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas”, defendida em agosto de 2018, e participar de uma roda de conversa com os membros do laboratório sobre educação e cultura maker.
Tatiana falou sobre suas pesquisas na área de educação com foco em currículo educacional, comentou sobre a escassez de pesquisas na área de cultura maker e citou a educação maker como emancipatória. A doutora também falou sobre os métodos utilizados em sua pesquisa e as experiências que teve na área em um diálogo com a equipe do LITE, que também compartilhou experiências na área.
Em sua tese Tatiana fala sobre trazer a profundidade da teoria maker e integra-la ao currículo de educação, aponta a necessidade de juntar teoria e prática e diz que mudanças no currículo são necessárias pois “precisamos transformar as pessoas para transformar o mundo em um lugar melhor”. Abrindo portas para trabalhos futuros, Tatiana fala sobre estudar formas de criar a necessidade do aluno aprender e como ensinar os conteúdos para eles.
Tatiana Sansone Soster é Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University.