Aplicação do instrumento

Uma das etapas de avaliação foi a aplicação do instrumento nas duas turmas do projeto Lite is Cool do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) – UNIVALI, compreendidas por 11 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Este projeto tem como objetivo desenvolver atividades que têm como finalidade proporcionar aos estudantes aprender sobre tecnologia, inovação e criatividade. Durante o decorrer deste projeto, os estudantes envolvidos foram expostos a diferentes jogos de resolução de problemas e jogos de programar.

Conforme Zanchett, Vahldick e Raabe (2015) os participantes deste projeto foram expostos a três jogos de programar, tendo a prévia experiência dos estudantes com jogos em formato similar ao instrumento desenvolvido, durante a aplicação do teste foram efetuadas observações pelo pesquisador e uma breve entrevista ao final da resolução de todos os desafios.

A primeira constatação foi sobre a visualização do escore de cada questão, durante o desenvolvimento do instrumento havia a dúvida sobre o quanto a visualização do escore durante a resolução dos desafios impactaria na forma em que os indivíduos iriam se comportar. Nesta aplicação foi percebido que exibir o escore fez com que os estudantes tivessem um maior engajamento ao realizar os desafios.

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