Equipe SustentaTec 2.0, do Tem Ideia na Rede, visita o LITE

Uma das equipes destaques do Tem Ideia na Rede, a SustentaTec 2.0, da Escola Básica Maria Rosa Helena Schultz, fez uma visita ao LITE – Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação, na quarta-feira (6), onde compartilharam suas experiências referente ao evento, visitaram outras estruturas e laboratórios da Univali, deram uma entrevista para a TV da universidade e tiveram a oportunidade de desenvolver o espirito maker com as ferramentas e máquinas do LITE.

Ao chegarem no laboratório, no início da tarde, os alunos foram apresentados ao laboratório por nossa equipe e compartilharam um pouco do que aprenderam, desenvolveram e compartilharam no Tem Ideia na Rede. “No ano passado a gente teve que apenas fazer um vídeo mostrando o que nós estávamos fazendo e agora, nesse ano, tínhamos as missões para fazer […] Foi desafiador, porque a nossa instrutora só estava na escola uma vez por semana, tivemos que fazer varias coisas pela internet. Mas deu certo.”, afirma Lucas Adriel Pereira, integrante da SustenTec 2.0.

A pedagoga e instrutora da equipe, Elisabete Laurindo de Souza, também estava presente e conta que a equipe estava bastante empenhada com evento. “Eu não precisava me preocupar muito, eles sabiam o que estavam fazendo. São bastante avançados”. Essa foi a segunda participação da equipe no Tem Ideia na Rede. Na edição de 2016, a SustentaTec conseguiu o segundo lugar e neste ano conseguiram o prêmio de Equipe Destaque, junto da equipe De Bem Com a Vida. Uma das principais produções da equipe foi um videoclipe de uma paródia da música Despacito sobre sustentabilidade. [Assista aqui]

Após a conversa, os alunos foram convidados à conhecerem os outros laboratórios da universidade como o Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos e o Laboratório de Design de Interação e depois seguiram para o estúdio de televisão da Univali para uma entrevista no programa Olhares Universitários, que vai ao ar todo domingo às 19h.

Como atividade final, a equipe SustentaTec 2.0 foi apresentada à todos os equipamentos, máquinas e ferramentas do LITE, como as áreas de marcenaria, elétrica, artes, a impressora 3D, cortadora a laser, entre outras. E foram desafiadas a criarem algo com algum significado para cada um deles, podendo usar qualquer material da estrutura do laboratório. “Eles estavam bastante ansiosos e desesperados quando chegaram, era um mundo muito diferente da realidade deles […] Conhecer o LITE foi um grande estimulo para esses estudantes”, conta Júlia Peron, bolsista responsável pelo Lite is Cool, que ministrou a dinâmica criativa com os alunos.

Para encerrar o dia de visita, os integrantes da equipe, Jéssica Rocha, Alyce Alves Vianna de Morais, Dener Morais e Lucas Adriel Pereira, foram presenteados com um convite para participar da edição do ano que vem do projeto LITE is Cool, que ensina conceitos de pensamento computacional, cultura maker e programação de forma diferente e divertida, inspirada na abordagem construcionista e criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *