RoPE é ampliado para escolas de ensino fundamental em Balneário Camboriú

O projeto RoPE fez a entrega de 54 robôs para a cidade de Balneário Camboriú na terça-feira (13/04). Além dos robôs, foram entregues 108 tapetes interativos para o uso nas escolas. André Raabe, coordenador do LITE, fez a entrega simbólica para as representantes Sandra Barros, diretora pedagógica do Ensino Fundamental,  e Tania Marques, diretora da Educação Infantil. O evento estava programado para acontecer no CEM Nova Esperança mas, devido a pandemia do Covid-19, optou-se pela troca do local e a ausência das crianças no evento. A entrega ocorreu na Prefeitura de Balneário Camboriú e contou com a presença de representantes da Secretaria da Educação, representantes do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) e profissionais da educação. 

Dr. André Raabe fazendo a entrega simbólica dos robôs e dos tapetes

Essa é a segunda leva de robôs recebida pelo município, pois a parceria de Balneário Camboriú com o projeto RoPE já existe desde 2017 na educação infantil. E, pela primeira vez, os robôs irão chegar às escolas de ensino fundamental. Marilene Cardoso, secretária da educação, frisou a importância que o atual governo municipal dá à pesquisa e à tecnologia. “Nós estamos trabalhando para que a educação de Balneário Camboriú esteja preparada para os alunos deste século e a pandemia já nos mostrou isso, a importância de estarmos inovando, buscando, pesquisando.”, explica Marilene. Além disso, ela afirma a relevância da parceria com a Universidade para que essa inovação aconteça. 

Em 2020, mais de duzentos professores da rede pública de Balneário Camboriú receberam treinamento de forma remota. O Dr. André Raabe os ensinou como manusear os robôs e como utilizá-los de forma intencional no desenvolvimento dos estudantes da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Bruno Arceno, vice-presidente do CDCA, falou sobre os benefícios de introduzir os estudantes, desde cedo, no pensamento computacional. Para ele, que é professor de matemática, o RoPE ajuda na compreensão das ciências exatas, uma área de grande dificuldade para alunos e professores. 

Balneário Camboriú recebendo os robôs e os tapetes

O Dr. André Raabe fala sobre a paixão que tem por esse projeto e sobre seu desejo de que os robôs e os tapetes cheguem às mãos das crianças. Ele explica sobre a eficácia desse brinquedo educativo. “Ele traz efeito, ele traz aprendizagem e ele ajuda as crianças a se desenvolverem e dar os primeiros passos na lógica da matemática, do conhecimento que está relacionado a programação, ao pensamento computacional, a conhecimentos que estão cada vez mais importantes nos currículos de vários países no mundo todo.”, afirma o doutor em Informática da Educação e coordenador do LITE. Os robôs são fabricados em Santa Catarina e são o resultado do trabalho de pesquisa do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação da Univali (LITE). 

Dr. André Raabe demonstrando as funcionalidades do RoPE

Raabe aguarda o dia em que poderá voltar a entregar os robôs diretamente às crianças e ver o resultado de todo trabalho. “Sei que hoje a pandemia não permitiu e me deu um pouco de frustração quando eu fiquei sabendo. Mas, tenho certeza que vamos ter outras oportunidades e o brilho no olho das crianças, a alegria de ver que elas estão recebendo um brinquedo, um robô e que, elas talvez não saibam, mas as escolas particulares não têm essa inovação. E é um brinquedo que elas gostam de brincar, mas que é um brinquedo que as ajudam a se tornarem mais inteligentes. Então, eu tenho uma paixão enorme por esse projeto, tenho um envolvimento pessoal com ele e vou fazer de tudo para que ele continue sempre.”

RoPE – Robô Programável Educacional

Um pensamento em “RoPE é ampliado para escolas de ensino fundamental em Balneário Camboriú

  1. Prof. André Raabe teus conhecimentos e tua paixão pelo projeto RoPe UNIVALI e a parceria da SMEde BC fomentarão via aprender e brincar, o desenvolvimento do pensamento computacional-competência essencial para a cidadania no século XXI. Raciocínio lógico, capacidade de planejamento, trabalho em equipe, generosidade na partilha também são competências desenvolvidas. Parabéns e obrigada por levar esperança aos meninos e meninas da escola pública

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *