17 de Maio de 2018

LITE MAKER

O Lite Maker é um móvel compactado, o qual, após montando, possui espaço e ferramentas para o desenvolvimento de qualquer projeto que envolva marcenaria, elétronica, mecânica, arte, programação, costura e até mesmo impressões 3D. O móvel é portatil, rápido de montar e desmontar e necessita apenas de uma tomada para seu completo funcionamento. Assim, em questão de minutos, uma sala, biblioteca, museu, esposição ou qualquer outro espaço se transforma em um laboratório maker.

O objetivo do projeto é proporcionar que as escolas de ensino publico ou privado possam inserir a Cultura Maker (ou cultura do “faça você mesmo”) em seu plano pedagógico, de forma prática e econômica. Como consequência, proporcionar o aprendizado interdisciplinar e desenvolver habilidades guiadas pelos objetivos individuais de cada aluno.

Seguindo pressupostos da aprendizagem criativa (Resnick) e no desenvolvimento de fluência tecnológica (Blikstein), o projeto leva para a escola a cultura maker relacionada a desenvolver o protagonismo dos estudantes em gerenciar sua aprendizagem e desenvolverem projetos de interesse pessoal.

Integrantes do projeto:

André Raabe

André Raabe

Coordenador do LITE

Função

Orientar o pessoal, evitar a bagunça, dar ideias e orientar os projetos individuais. Dar colo e palmadas quando necessário.

André Santana

André Santana

Vice-coordenador do LITE

Quem sou eu?

Professor, pesquisador e apaixonado por tecnologia e educação!

Raphael da Silva

Raphael da Silva

Professor

O que faço no laboratório?

Faço parte da equipe de desenvolvimento do RoPE nas áreas de modelagem e eletrônica.

Formação: Engenharia Mecânica

Eduardo Borges Gomes

Eduardo Borges Gomes

Bolsista

O que faço no laboratório?

Dentro do LITE, participo do Lite is Cool e do Laboratório Maker. Nos tempos livres gosto de criar coisas novas.

Curso: Engenharia da Computação.

Luis Felipe Maciel Santana

Luis Felipe Maciel Santana

Bolsista

O que faço?

Auxilio em cada projeto na área gráfica e visual. Estou inserido na área de comunicação e pesquisas na implantação de projetos de espaços maker em escolas. Gosto de praticar esportes, jogar e desenhar.