O Pensamento Computacional é um termo que vem se popularizando nos últimos anos e tem gerado um grande número de iniciativas de uso de tecnologia nas escolas em geral envolvendo atividades de programação e robótica. Diferentes definições e enfoques para o termo são presentes na literatura e um corpo de pesquisas robusto está em desenvolvimento em diferentes lugares do mundo.
O Dr. André Raabe e colaboradores do grupo LITE/Univali organizaram esta biblioteca virtual reunindo informações para auxiliar interessados em tomarem contato com as principais referências, grupos e materiais relacionados ao tema, abaixo você encontrará links para vídeos, artigos e demais publicações. Boa pesquisa !
Em destaque
Palestras do prof. André Raabe sobre Pensamento Computacional
Veja a playlits completa de palestras em https://youtube.com/playlist?list=PLOz0tQR3o9pNnSYJkeGESDXWs4x4qs2ul
Conheça o Projeto RoPE – Pensamento computacional na Educação Infantil
Artigos sobre Pensamento Computacional
Computational Thinking – Artigo de Jeannette M. Wing publicado em 2006 que inaugurou o termo e discute sobre o que é e o que não é “Pensamento Computacional”
Computational Thinking-What and Why? – Este novo artigo de Jeannette Wing, da Carnegie Mellon University, desenvolve ainda mais seu argumento sobre a importância do pensamento computacional e sua aplicação em várias disciplinas, com um foco particular na abstração.
Journal on Computational Thinking – Periódico científico com artigos de pesquisa e iniciativas do pensamento computacional em português, espanhol e inglês.
Trazendo o Pensamento Computacional para o K-12 – Neste artigo Barr e Stephenson descrevem com mais detalhes, uma definição operacional para o pensamento computacional no K-12. Eles afirmam que o processo de aumentar a exposição dos alunos ao pensamento computacional no ensino médio é complexo, exigindo mudança sistêmica, envolvimento dos professores e desenvolvimento de recursos significativos, e que a colaboração com a comunidade de educação computação é vital para esse esforço.
Pensamento computacional: uma habilidade para a era digital – Neste artigo, Barr, Harrison e Conery argumentam sobre a importância de tornar o pensamento computacional acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Eles detalham como ele difere de outras áreas de currículo e por que os alunos precisam entender como, quando e onde os computadores e outras ferramentas digitais podem ajudar a resolver problemas e como se comunicar com outras pessoas que podem nos ajudar com soluções com suporte de computador.
Currículos de Computação e Pensamento Computacional
Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica (SBC) – Documento que apresenta a visão da Sociedade Brasileira de Computação sobre os conceitos importantes de Computação que devem ser ensinados na Educação Básica.
Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB) – Documento elaborado pelo Centro de Inovação na Educação Brasileira para apoio a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Currículo do Reino Unido – Currículo de computação na educação básica do Reino Unido, o primeiro país a trazer Computação para o currículo.
Currículo da Austrália – O Currículo Australiano possui um componente de Tecnologia que integra o pensamento Computacional e o Design Thinking.
Computação Criativa com Scratch (Harvard) – Currículo que promove uma visão interdisciplinar de Computação com uso da ferramenta Scratch.
Exploring Computer Science – Currículo de Computação de nível introdutório com duração de um ano para desenvolvimento profissional de professores.
Materiais e Recursos
Computação Desplugada – Estratégias e atividades de aprendizagem que ensinam os princípios da Ciência da Computação sem o uso do computador.
Computacional – Iniciativa brasileira de produção e comercialização de materiais para ensino de computação desplugada.
Pensamento Computacional Brasil – Grupo no facebook que reúne pesquisadores e interessados no tema no Brasil.
Code.org – É uma iniciativa para popularização ca Computação com muitas atividades para introdução à programação em blocos para diferentes faixas etárias. Inclui também materiais da iniciativa Hora do código (hour of code).
Introdução ao Pensamento Computacional (BBC) – Material de apoio ao currículo britânico produzido pela BBC.
Explorando o Pensamento Computacional (Google) – Vários professores em colaboração com engenheiros do Google reuniram lições, exemplos e programas prontos para sala de aula, ilustrando como os educadores podem incorporar o pensamento computacional (CT) no currículo do ensino fundamental e médio.
Pensamento Computacional: Recursos para professores (CSTA) – criado pela CSTA e ISTE é um pacote de introdução ao pensamento computacional que inclui: a definição operacional do Pensamento Computacional, glossário, gráfico de progressão, experiências de aprendizagem e cenários de sala de aula.
Escopo e Natureza do Pensamento Computacional – Relatório do Workshop sobre escopo e natureza do Pensamento Computacional realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (NRC) em Washington em 2010.
Contos de Fadas computacionais – Livro de Jeremy Kubica com contos que envolvem temas de computação.
Ferramentas
Scratch – É o mais popular ambiente de programação em blocos para criação de histórias, jogos, animações. Integra uma rede de compartilhamento de exemplos com pessoas do mundo todo.
Portugol Studio – Um ambiente didático para iniciantes em programação poderem aprender a programar no idioma português feito no Brasil e usado por mais de 200 mil pessoas.
Alice – É um ambiente de programação para apoiar a criação de jogos e animações em 3D. O Projeto Alice fornece ferramentas e materiais de ensino e aprendizagem do pensamento computacional.
AppInventor – É um linguagem de programação baseada em blocos para a criação de aplicativos móveis para Android.
Pencilcode – É um ambiente de programação em blocos o trabalho com conceitos geométricos (semelhante a linguagem Logo).
Processing – é um ambiente e uma linguagem que permite criar padrões visuais e interativos.
EarSketch – ferramenta que possibilita aprender a programar compondo músicas.
Críticas ao Pensamento Computacional
O problema com o pensamento computacional – Reflexão de uma página da estudante da Universidade da Carolina do Sul, Elizabeth Jones, discute suas preocupações com o Pensamento Computacional.
Um Antídoto Contra o Pensamento Computacional – Artigo de Waldemar Setzer, professor Senior da USP e um tradicional opositor do uso de computadores e Informática na Educação.
Vídeos e palestras sobre Pensamento Computacional
Palestra de Jeannete Wing Computational Thinking and Thinking About Computing – Responsável pela popularização do termo Pensamento Computacional, Jeanette Wing complementa as explicações dos artigos que escreveu.
Palestra de Mitchel Resnick no evento Transformar 2014 – Mitchel é o criador do Scratch e coordenador do Life Long Kindergarten do MIT Media Lab. Apresenta sua visào sobre o pensamento Computacional.
Debate com perguntas e respostas – Mitchel Resnick no evento Transformar 2014
Vídeos do Google sobre Pensamento Computacional
- Resolução de problemas
- O uso de balões e dados para trazer a internet para o mundo
- Melhorando vídeos do mundo, com algoritmos e internet
Usando dados e criatividade para fornecer suporte em tempos de desastres - Encontrando fotos usando dados e algoritmos
- Facilitando o desenvolvimento de software e games por meio das abstrações