Lista de Publicações do Grupo de pesquisa
2024
Utilização do software educativo GraphoGame no processo de comunicação e interação social entre professores, alunos e famílias nas escolas do município de Presidente Médici
Torneio de robótica da EJA: despertando interesses e oportunizando a aprendizagem prática
Revisão sistemática sobre a formação professores da educação básica para ensinar Computação
Using Adaptive Content Recommendations to Improve Logic and Programming Teaching and Learning
2022
As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar
O brinquedo de programar nos núcleos de educação infantil de Balneário Camboriú: compreendendo o uso do RoPe pelos docentes
Pascoalitos: uma abordagem Maker para introdução à educação musical no ensino fundamental
Transformações no Ensino: Tecnologias, Práticas e Reflexões
Aprimoramento do CT Puzzle Test para avaliação do pensamento computacional
2021
Evoluindo o brinquedo Rope para se tornar um Smart toy
O lúdico e a análise da aprendizagem de matemática com o RoPE na educação infantil
Plataforma de avaliação do pensamento computacional por meio de puzzles
RoPE AR:uma interface de realidade aumentada para depuração de algoritmos por crianças de 4 a 6 anos
Validação de conteúdo do ctpuzzle test: instrumento para avaliação do pensamento computacional de jovens de 14 a 17 anos
Designing Programmable Toy’s Interfaces for Small Children
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA
Cultura maker e empreendedorismo - Os espaços maker como promotores de uma cultura local empreendedora
Jogos On-line e Apps para consolidação dos princípios da contagem
Práticas pedagógicas remixadas: tendências da cultura digital
SACIP: An Agent-Based Constructionist Adaptive System for Programming Beginners
2020
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO
Brincar de Programar com o Bee-Bot na Educação infantil
EDUCAÇÃO MAKER: RESIGNIFICANDO A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ESCOLA
o legado de Papert e da linguagem Logo no Brasil
Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais
CT Puzzle Test: Em direção a uma avaliação interativa do pensamento computacional
Diferentes Abordagens para a Computação na Educação Básica
Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA
Mensuração e testes em Informática na Educação
Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências
An Adaptive System Architecture Model for the Study of Logic and Programming with Learning Paths
2019
Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças
Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática
Descoberta de Conhecimento para Identificação de Fatores que Influenciam o Desempenho Discente
DESENVOLVIMENTO DE UM PLUG-IN DO PORTUGOL STUDIO PARA CRIAÇÃO DE APPS
Uma revisão sistemática do uso de brinquedos de programar e kits robóticos: pensamento computacional com crianças de 3 a 6 anos
Descoberta de Conhecimento para Identificação de Fatores que Influenciam o Desempenho Discente
Portugol Studio: Em direção a uma comunidade aberta para pesquisa sobre o aprendizado de programação
Estudo comparativo de interfaces tangíveis de programação voltadas a crianças da educação infantil
AlgoMixer: Explorando designs para interface tangível de algoritmos sonoros
Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública municipal
2018
Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação
Interface Híbrida para Brinquedos de Programar RoPE
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ENFOQUE CONSTRUCIONISTA NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES APRENDIZAGENS
IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ESTUDANTES:UM ESTUDO DE CASO
Avaliação da Usabilidade do software Netlogo em atividades de Modelamento Bifocal
MAKERFOLIO: UMA PROPOSTA PARA REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS MAKER PARA ACOMPANHAMENTO AVALIATIVO
Computação, o vetor de transformação da sociedade
Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação
Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica
Interface de programação tangível para produção de algoritmos sonoros
Proposta de Metodologia para Desenvolvimento de Habilidades de Engenharia com Crianças Através do Uso de Brinquedos Programáveis
Bloom's Taxonomy-Based Approach for Assisting Formulation and Automatic Short Answer Grading
Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: Fomentando o exercício responsável da liberdade
2017
RoPE - Brinquedo de Programar e Plataforma de Aprender
COMPUTABILITY GAME ? UM JOGO DE LÓGICA INSPIRADO NA MÁQUINA DE TURING PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
As Aprendizagens com uso do Brinquedo de Programar: Um estudo com Crianças de 5 e 6 anos de uma Instituição de Educação Infantil
Pensamento Computacional na Educação: Para todos, por todos!
Jogos de Programar: Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com a Programação
Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing?
Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem Logo nas escolas brasileiras
SES: um sistema baseado na web para o design e a condução de experimentos educacionais
Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar
Um Instrumento para Diagnóstico do Pensamento Computacional
A Experiência de Implantação de uma Disciplina Obrigatória de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica
Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino
Toward a Framework for Co-Designing Complex Technology-Based Science Curricula With Teachers: An Investigation Using Multiple Case Study Methodology
2016
Lite Maker: Um Fab Lab móvel para aplicação de atividades mão na massa com estudantes do ensino básico
Lite Maker: Uma estação móvel que possibilita transformar a sala de aula em espaço maker
Framework para auxiliar o desenvolvimento de jogos que abordem o Pensamento Computacional
ANÁLISE DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS CEGAS NA EDUCAÇÃO REGULAR: um olhar para a tecnologia assistiva
Impact Assessment of Affective Virtual Characters in a Virtual Environment
Educação Criativa: Multiplicando experiências para a aprendizagem
Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação
Influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória
A relação mídia-educação e o desafio atual de educar para os meios
Ninja Prog - Jogo de conceitos matemáticos e lógica de programação
Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos: Lições Aprendidas
2015
Um instrumento para diagnóstico do Pensamento Computacional
HISTÓRIA NÔMADE: TERRITÓRIO TRANSVERSAL DE SABERES E APRENDIZAGEM COMO DIFERENÇA
Análise do Processo Metodológico de Montagem de um Brinquedo de Programar
Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de Uso dos Processadores BIP
Development and Evaluation of an Authoring Tool Taxonomy
UMA EXPERIÊNCIA DE USO DO GEOGEBRA NA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES EM TRIGONOMETRIA
Modelagem matemática e tecnologia na perspectiva crítica
Um relato de experiência com o uso do brinquedo de programar BEE-BOT na educação infantil com crianças de 3 e 4 anos
O lugar da Informática na Educação Infantil em documentos oficiais brasileiros
Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing?
Jogos de Programar como uma Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com à Programação
Avaliação do Feedback Gerado Por Um Corretor Automático de Algoritmos
2014
Uma Experiência de Uso do Geogebra na Identificação de Padrões em Trigonometria
Um gerador de dicas para guiar novatos na aprendizagem de programação
Um estudo de caso sobre Informática na Educação Infantil: A transformação de caça-niqueis em computadores no município de Balneário Camboriú
Sistema Tutor Inteligente usando redes Bayesianas e avaliação multicritério
Em Direção à Educação Matemática Crítica: A Análise de uma Experiência de Modelagem Pautada na Investigação e no Uso da Tecnologia
Implementando Suporte a Novas Linguagens de Programação e outros Idiomas no Ambiente de Desenvolvimento Integrado Bipide
Desenvolvimento e Avaliação de uma Taxonomia de Ferramentas de Autoria