14 de maio de 2018

RoPE

O RoPE, Robô Programável Educacional, é um brinquedo de programar que possibilita as crianças a partir dos 3 anos a começarem a ter contato com o pensamento computacional. As crianças programam o Rope por meio de botões coloridos em sua cabeça que representam as direções e a trajetória que o brinquedo deve seguir.  O Rope auxilia no desenvolvimento de conceitos de lógica e matemática pertinentes a sua faixa etária como: observar, visualizar e descrever posições, direções e movimentos usando palavras comuns; reconhecer movimentos em linha reta e rotações, combinando-as em situações simples (por exemplo ir até um local na sala) e reconhecer ângulos retos, fazer estimativas, associar o número a quantidades e outros.

O robô possui quatro botões de direção (para a esquerda, para a direita, para frente e para trás) e um botão de ação, que faz o RoPE executar os caminhos selecionados. Para as executar as atividades com a criançada, tapetes pedagógicos são usados. O tapete sugere atividades que podem trabalhar formas geométricas, numerais e situações lúdicas de interesso dos professores. Como o robozinho possui sons para cada ação diferente, crianças com deficiência visual também poderão brincar e aprender com ele.

 O Rope é resultado de mais de 5 anos de pesquisa interdisciplinares desenvolvidas no LITE e com apoio do Ministério Publico de Balneário Camboriú em 2017 passou a ser distribuído nos núcleos de Educação infantil do município.  

O uso de brincadeiras que envolvam tecnologia, além de proporcionar o desenvolvimento destas habilidades permite que as crianças tenham um primeiro contato com jogos de programação tangível, estas atividades geralmente despertam o interesse dos estudantes por eletrônica/engenharia e principalmente por compreender como as coisas funcionam, neste contexto, como o brinquedo se movimenta.

RoPE invade escolas públicas de Santa Catarina

Em parceria com a prefeitura de Balneário Camboriú, o Lite já disponibilizou 30 RoPEs para 10 escolas da rede pública do município. Eles serão usados por aproximadamente 1.000 alunos em atividades diversas dentro e fora de sala como contar histórias, resolver problemas lógicos, ensinar noções espaciais entre outros.

Antes de ir à escola, o Rope é apresentado aos professores, que recebem capacitação para potencializar o uso pedagógico do brinquedo.

Versão atual do RoPE


Versão: Beta 03
Lançamento: Outubro/2017
Material: MDF – 3mm
Dimensões: 12cm x 10cm x 14cm

Manuais do RoPE

Versão Beta 02: Download