Guia do Pensamento Computacional

O Pensamento Computacional é um termo que vem se popularizando nos últimos anos e tem gerado um grande número de iniciativas de uso de tecnologia nas escolas em geral envolvendo atividades de programação e robótica. Diferentes definições e enfoques para o termo são presentes na literatura e um corpo de pesquisas robusto está em desenvolvimento em diferentes lugares do mundo.

O Grupo de Informática na Educação da Univali buscou organizar este site reunindo informações para auxiliar interessados em tomarem contato com as principais referências, grupos e materiais relacionados ao tema, abaixo você encontrará links para vídeos, artigos e demais publicações. Boa pesquisa !

NEWPensamento Computacional para Educadores (por André Raabe)

 

Descrição Fonte
Artigo de Jeannette M. Wing publicado em 2006 que inaugur o termo e discute sobre o que é e o que não é “Pensamento Computacional” Acesse
Definição de Pensamento Computacional, habilidades envolvidas e um guia de conceitos do Pensamento Computacional. Acesse
Recursos da Google sobre o Pensamento Computacional Acesse
Materiais, incluindo planos de aulas, demonstrações e programas que incorpora o Pensamento Computacional. Acesse
Resolução de problemas no Google usando o Pensamento Computacional. Acesse
Pensamento Computacional no Google: o uso de balões e de dados para trazer a internet para o mundo. Acesse
Pensamento Computacional no Google: melhorando vídeos do mundo, com algoritmos e internet. Acesse
Usando dados e criatividade para fornecer suporte em tempos de desastres. Acesse
Pensamento Computacional no Google: encontrando fotos usando dados e algoritmos. Acesse
Pensamento Computacional no Google: Facilitando o desenvolvimento de software e games por meio das abstrações. Acesse
Pensamento computacional na sala de aula. Um curso online que possibilita você aprender o que é o Pensamento Computacional e como pode ser integrado em uma variedade de áreas temáticas. Algumas opções disponibilizadas nessa pagina só estarão acessíveis caso você se inscreva no curso. Acesse
Vídeo sobre o Pensamento Educacional para Educadores. Acesse
Apresentando Pensamento Computacional Acesse
Como funciona o curso sobre o Pensamento Computacional. Indica o objetivo do curso, as seções, seu foco, sua estrutura, certificado, recursos adicionais e discussão da comunidade. Acesse
Comunidade do curso Pensamento Computacional. Acesse
Uma lista de recursos para educadores e administradores sobre o Pensamento Computacional Acesse
Artigo “Bringing Computational Thinking to K-12” – “Trazendo o Pensamento Computacional para educação de 12 anos”, escrito por By Valerie Barr and Chris Stephenson em 2011 (ACM – ISTE – CSTA) Acesse
Guia “Computational Thinking: Teacher resources” ou “Pensamento Computacional: Recursos para professores”, oferecido pela CSTA e ISTE. É um pacote de introdução de materiais que incluem: Uma definição operacional do Pensamento Computacional para educação de 12 anos; Vocabulários e gráfico de progressão; Nove experiências de aprendizagem; Cenários de sala de aula Acesse
Pensamento Computacional com SCRATCH. Acesse
Scratch é um ambiente de aprendizagem virtual gratuito que cria histórias, jogos e animações e compartilha com pessoas do mundo todo. Acesse
Introdução ao Pensamento Computacional fornecido por Bitesize BBC. Acesse
Contos de Fadas computacionais – Livros – Jeremy Kubica Acesse
Lista abrangente de conceitos sobre Pensamento Computacional, incluindo dicas sobre a implementação desses conceitos em sala de aula. Acesse
Guia de estratégias para participação estudantil baseadas em pesquisas que envolvem alunos. Acesse
Material temático gratuito de fácil utilização baseado no Scratch que atrai estudantes com interesses variados – CS First Acesse
CSUNPLUGGED – Estratégias gratuitas e atividades de aprendizagem que ensinam os princípios da Ciência da Computação sem o uso do computador. Acesse
ALICE é um ambiente de programação livre e inovador para apoiar a criação de animações em 3D . O Projeto Alice fornece ferramentas e materiais de ensino e aprendizagem do pensamento computacional, resolução de problemas e programação de computadores através de um espectro de idades e níveis escolares. Acesse
APPINVENTOR é um linguagem de programação baseada em blocos para a criação de aplicativos movel, como o Android. Acesse
Pencilcode. É um ambiente de programação baseada em texto para criação de histórias, música, jogos e histórias. Acesse
DESMOS é uma ferramenta gratuita para explorar padrões em matemática Acesse
Geogebra é um software de matemática multiplataforma que dá a todos oportunidade de experimentar as percepções extraordinárias que a matemática torna possível. Acesse
Mathalicious apresenta conteúdo de matemática como exemplos de como essa ciência é usada para resolver questões intrigantes a partir de uma variedade de assuntos. Acesse
O Projeto Euler contém desafios matemáticos que exigem o Pensamento Computacional para resolvê-los Acesse
Curriculum que ensina matemática por meio da programação do computador. Acesse
Ngram é uma ferramenta online que descobre padrões e tendências em obras literárias ao longo dos dois últimos séculos Acesse
Processing é um ambiente digital e uma linguagem que permite criar programas que são visuais e interativos Acesse
Pixly é uma linguagem de programação baseada em bloco para explorar a computação de mídia (manipulação de pixels de imagens) Acesse
EarSketch remixa música e partilha o ambiente de desenvolvimento com o curriculum complementar Acesse
Pensamento Computacional para educação de 12 anos uma ferramenta para liderança – da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) e da Associação de Professores da Ciência da Computação (CSTA) Acesse
CSTA para educação de 12 anos – padrões Ciência da Computação Acesse
Computação no currículo nacional: uma guia para professores primários – Reino Unido Acesse
Computação no currículo nacional: uma guia para professores de segundo grau – Reino Unido Acesse
Padrões da computação para o curriculum Australiano Acesse
Padrões da computação para o curriculum Nova Zelândia Acesse
Padrões da computação para o curriculum Israel Acesse
Recursos da CSTA – Associação de professores da Ciência da Computação sobre o Pensamento Computacional Acesse
Definição operacional para o Pensamento Computacional para educação de 12 anos: descrevendo suas características, disposições e atitudes essenciais. Acesse
Apresentação “Pensamento Computacional – o que e porque” realizada por Jeannette Wing no Workshop OurCS na Universidade Carnegie Mellon em 2011. Acesse
Artigo “Research Notebook: Computational Thinking–What and Why?” – Jeannette Wing – desenvolve argumento sobre a importancia do Pensamento Computacional e sua aplicação em todas as disciplinas, com foco em particular em abstração. Acesse
Artigo “Computational Thinkink: a digital age skill for everyone” de Barr, Harrison e Conery em que os autores detalham como o Pensamento Computacional difere de outras áreas curriculares e por que os estudantes precisam entender como, quando e onde os computadores e outras ferramentas digitais podem ajudar na resolução de problemas. Acesse
Relatório do Workshop sobre Alcance e a Natureza do Pensamento Computacional realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (NRC) e ocorreu em Washington em 2010. Acesse