21 de outubro de 2015

Guia do Pensamento Computacional

O Pensamento Computacional é um termo que vem se popularizando nos últimos anos e tem gerado um grande número de iniciativas de uso de tecnologia nas escolas em geral envolvendo atividades de programação e robótica. Diferentes definições e enfoques para o termo são presentes na literatura e um corpo de pesquisas robusto está em desenvolvimento em diferentes lugares do mundo.

Os pesquisadores do LITE da Univali organizaram esta biblioteca virtual reunindo informações para auxiliar interessados em tomarem contato com as principais referências, grupos e materiais relacionados ao tema, abaixo você encontrará links para vídeos, artigos e demais publicações. Boa pesquisa !

Em destaque

Apresentação – Pensamento Computacional para Educadores  (por André Raabe)

Projeto Rope – Pensamento computacional na Educação Infantil

 

Artigos sobre Pensamento Computacional

Computational Thinking – Artigo de Jeannette M. Wing publicado em 2006 que inaugurou o termo e discute sobre o que é e o que não é “Pensamento Computacional”

Computational Thinking-What and Why?Este novo artigo de Jeannette Wing, da Carnegie Mellon University, desenvolve ainda mais seu argumento sobre a importância do pensamento computacional e sua aplicação em várias disciplinas, com um foco particular na abstração.

Journal on Computational Thinking – Periódico científico com artigos de pesquisa e iniciativas do pensamento computacional em português, espanhol e inglês.

Trazendo o Pensamento Computacional para o K-12 – Neste artigo Barr e Stephenson descrevem com mais detalhes, uma definição operacional para o pensamento computacional no K-12. Eles afirmam que o processo de aumentar a exposição dos alunos ao pensamento computacional no ensino médio é complexo, exigindo mudança sistêmica, envolvimento dos professores e desenvolvimento de recursos significativos, e que a colaboração com a comunidade de educação computação é vital para esse esforço.

Pensamento computacional: uma habilidade para a era digitalNeste artigo, Barr, Harrison e Conery argumentam sobre a importância de tornar o pensamento computacional acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Eles detalham como ele difere de outras áreas de currículo e por que os alunos precisam entender como, quando e onde os computadores e outras ferramentas digitais podem ajudar a resolver problemas e como se comunicar com outras pessoas que podem nos ajudar com soluções com suporte de computador.

 

Currículos de Computação e Pensamento Computacional

Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica (SBC) – Documento que apresenta a visão da Sociedade Brasileira de Computação sobre os conceitos importantes de Computação que devem ser ensinados na Educação Básica.

Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB) – Documento elaborado pelo Centro de Inovação na Educação Brasileira para apoio a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Currículo do Reino Unido – Currículo de computação na educação básica do Reino Unido, o primeiro país a trazer Computação para o currículo.

Currículo da Austrália – O Currículo Australiano possui um componente de Tecnologia que integra o pensamento Computacional e o Design Thinking.

Computação Criativa com Scratch (Harvard) – Currículo que promove uma visão interdisciplinar de Computação com uso da ferramenta Scratch.

Exploring Computer Science – Currículo de Computação de nível introdutório com duração de um ano para desenvolvimento profissional de professores.

 

Materiais e Recursos

Computação DesplugadaEstratégias e atividades de aprendizagem que ensinam os princípios da Ciência da Computação sem o uso do computador.

Computacional – Iniciativa brasileira de produção e comercialização de materiais para ensino de computação desplugada.

Pensamento Computacional Brasil – Grupo no facebook que reúne pesquisadores e interessados no tema no Brasil.  

Code.org – É uma iniciativa para popularização ca Computação com muitas atividades para introdução à programação em blocos para diferentes faixas etárias. Inclui também materiais da iniciativa Hora do código (hour of code).

Introdução ao Pensamento Computacional (BBC) – Material de apoio ao currículo britânico produzido pela BBC.

Explorando o Pensamento Computacional (Google) – Vários professores em colaboração com engenheiros do Google reuniram lições, exemplos e programas prontos para sala de aula, ilustrando como os educadores podem incorporar o pensamento computacional (CT) no currículo do ensino fundamental e médio.

Pensamento Computacional: Recursos para professores (CSTA) –  criado pela CSTA e ISTE é um pacote de introdução ao pensamento computacional que inclui: a definição operacional do Pensamento Computacional, glossário, gráfico de progressão, experiências de aprendizagem e cenários de sala de aula.

Escopo e Natureza do Pensamento Computacional – Relatório do Workshop sobre escopo e natureza do Pensamento Computacional realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (NRC) em Washington em 2010.

Contos de Fadas computacionais – Livro de Jeremy Kubica com contos que envolvem temas de computação.

 

Ferramentas

Scratch – É o mais popular ambiente de programação em blocos para criação de  histórias, jogos, animações. Integra uma rede de compartilhamento de exemplos com pessoas do mundo todo.

Portugol Studio – Um ambiente didático para iniciantes em programação poderem aprender a programar no idioma português feito no Brasil e usado por mais de 200 mil pessoas.

Alice – É um ambiente de programação para apoiar a criação de jogos e animações em 3D. O Projeto Alice fornece ferramentas e materiais de ensino e aprendizagem do pensamento computacional.

AppInventor – É um linguagem de programação baseada em blocos para a criação de aplicativos móveis para Android.

Pencilcode – É um ambiente de programação em blocos o trabalho com conceitos geométricos (semelhante a linguagem Logo).

Processing – é um ambiente e uma linguagem que permite criar padrões visuais e interativos.

EarSketch – ferramenta que possibilita aprender a programar compondo músicas.

 

Críticas ao Pensamento Computacional

O problema com o pensamento computacional – Reflexão de uma página da estudante da Universidade da Carolina do Sul, Elizabeth Jones, discute suas preocupações com o Pensamento Computacional.

Um Antídoto Contra o Pensamento Computacional – Artigo de Waldemar Setzer, professor Senior da USP e um tradicional opositor do uso de computadores e Informática na Educação.

 

Vídeos e palestras sobre Pensamento Computacional

Palestra de Jeannete Wing Computational Thinking and Thinking About Computing –  Responsável pela popularização do termo Pensamento Computacional, Jeanette Wing complementa as explicações dos artigos que escreveu.  

Palestra de Mitchel Resnick no evento Transformar 2014 – Mitchel é o criador do Scratch e coordenador do Life Long Kindergarten do MIT Media Lab. Apresenta sua visào sobre o pensamento Computacional.

Debate com perguntas e respostas  – Mitchel Resnick no evento Transformar 2014

Vídeos do Google sobre Pensamento Computacional