14 de Maio de 2018

LITE IS COOL

O projeto tem como objetivo ensinar estudantes da rede de ensino de Itajaí-SC, conceitos de pensamento computacional envolvendo robótica e programação de uma forma diferente e divertida, inspirada na abordagem construcionista e fomentando a aprendizagem criativa. Os estudantes aprendem conteúdos e desenvolvem projetos de interesse pessoal associado a estes conteúdos.

As atividades realizadas no projeto têm como finalidade proporcionar aos estudantes aprender sobre tecnologia, inovação e criatividade em um ambiente inovador convivendo com estudantes de graduação de diferentes cursos como computação, engenharia, arquitetura e design, bem como pesquisadores (mestrandos e doutorandos) de computação e educação. Os estudantes apresentam seus projetos em andamento ou concluídos em feiras de ciências realizadas pela escola, esta e outras atividades realizadas no projeto buscam estimular o relacionamento social.

O laboratório LITE conta com infraestrutura que possibilita explorar aspectos da cultura maker, proporcionando aos estudantes vivências ligadas a concepção, prototipação, teste e avaliação de produtos, mas sempre buscando dar ênfase ao processo de aprendizagem envolvido. Fomentamos a postura de entender o erro como parte do processo e não como algo a ser evitado ou punido. Busca-se com isso proporcionar experiências complementares as oferecidas pela escola regular e também auxiliar a despertar o gosto pela aprendizagem.

Com base nos projetos já realizados observamos que os estudantes adquirem conhecimentos que podem ser aplicados em soluções na área de robótica, programação e implementação de processadores. Adquirem uma postura mais crítica ligada aos produtos tecnológicos, passando a pensar como poderiam ser aprimorados. Aprendem posturas de aprendizagem autônoma e autoguiada e passam a ver a universidade como horizonte bem mais próximo.

Lite is Cool + AEE

Em 2018, o projeto Lite is Cool fechou uma parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para trazer para o laboratório estudantes com altas habilidades e superdotação. Os alunos também possuem apoio psicológico da acadêmia de psicologia Renate Raabe.

Conheça o Lite is Cool e seu projeto de 2018 com a AEE:

Integrantes do projeto:

André Raabe

André Raabe

Coordenador do LITE

Função

Orientar o pessoal, evitar a bagunça, dar ideias e orientar os projetos individuais. Dar colo e palmadas quando necessário.

André Santana

André Santana

Vice-coordenador do LITE

Quem sou eu?

Professor, pesquisador e apaixonado por tecnologia e educação!

Msc. Elieser de Jesus

Msc. Elieser de Jesus

Professor

O que faço do laboratório?

Sou colaborador randômico com frequência oscilante.

Julia Peron Metzger

Julia Peron Metzger

Bolsista

Quem sou eu?

Pesquisadora nos projetos Lite is Cool. Procuro encontrar maneiras diferentes e criativas de ensinar a tecnologia para estudantes do ensino médio. Também sou dona do canal “Laboratório da Júlia”, se inscreve lá!

Curso: Engenharia da Computação

Raphael da Silva

Raphael da Silva

Professor

O que faço no laboratório?

Faço parte da equipe de desenvolvimento do RoPE nas áreas de modelagem e eletrônica.

Formação: Engenharia Mecânica

Larissa Cucco

Larissa Cucco

Bolsista

O que faço no Laboratório?

Atuo na área de planejamento e atividades do TEM IDEIA NA REDE e indiretamente em outros projetos no desenvolvimento de ideias.

Curso: Engenharia Mecânica.

Eduardo Borges Gomes

Eduardo Borges Gomes

Bolsista

O que faço no laboratório?

Dentro do LITE, participo do Lite is Cool e do Laboratório Maker. Nos tempos livres gosto de criar coisas novas.

Curso: Engenharia da Computação.

Ivan Dias de Jesus Filho

Ivan Dias de Jesus Filho

Bolsista

O que faço no laboratório?

Sou o programador básico do laboratório, mas também gosto de ajudar de outras formas nos projetos.

Curso: Ciência da Computação

Natalia Couto

Natalia Couto

Bolsista

Quem sou eu?

Mestranda em Computação Aplicada com foco no Pensamento Computacional.