14 de maio de 2018

LITE IS COOL

O projeto tem como objetivo desenvolver atividade Maker com estudantes da rede de ensino pública de Itajaí-SC e Colégio de Aplicação da Univali (CAU). As atividades Maker proporcionam que os estudantes tenham contato com diferentes tecnologias como Impressoras 3D, cortadoras Laser, controladoras robóticas, assim como técnicas mais tradicionais como Marcenaria, Costura, eletrônica e outras. A marca principal das atividades é permitir que os jovens assumam o protagonismo de suas aprendizagens e desenvolvam projetos baseados no interesse pessoal e no desejo de aprender. Os fundamentos educacionais são baseados na abordagem construcionista.

As atividades realizadas no projeto têm como finalidade proporcionar aos estudantes aprender sobre tecnologia, inovação e criatividade em um ambiente inovador convivendo com estudantes de graduação de diferentes cursos como computação, engenharia, arquitetura e design, bem como pesquisadores (mestrandos e doutorandos) de computação e educação. Os estudantes apresentam seus projetos em andamento ou concluídos em feiras de ciências realizadas pela escola, esta e outras atividades realizadas no projeto buscam estimular o relacionamento social.

O laboratório LITE conta com infraestrutura que possibilita explorar aspectos da cultura maker, proporcionando aos estudantes vivências ligadas a concepção, prototipação, teste e avaliação de produtos, mas sempre buscando dar ênfase ao processo de aprendizagem envolvido. Fomentamos a postura de entender o erro como parte do processo e não como algo a ser evitado ou punido. 

Com base nos projetos já realizados observamos que os estudantes aprendem técnicas de fabricação digital, aprendem a concretizar projetos,  a lidar com restrição de recursos, a projetar, a documentar, a colaborar, a lidar com o erro, a gerenciarem sua curiosidade, a pesquisar e buscar referências, a encontrar significado para alguns conceito teóricos das disciplinas. Enfim, aprendem posturas de aprendizagem autônoma e autoguiada e passam a ver a universidade como horizonte bem mais próximo.

Lite is Cool + AEE

Em 2018, o projeto Lite is Cool fechou uma parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para trazer para o laboratório estudantes com altas habilidades e superdotação. Os alunos também possuem apoio psicológico da acadêmia de psicologia Renate Raabe.

Conheça o Lite is Cool e seu projeto de 2018 com a AEE: