5 de janeiro de 2022

Guia da Educação Maker

Curadoria de referências reunida pelo prof. André Raabe (Univali) sobre Educação Maker para auxiliar profissionais de educação, gestores e pesquisadores a conhecerem o tema.

Destaques

Veja palestras com o Prof André Raabe sobre a experiência do LITE/Univali com Educação Maker.

Artigos recomendados

Autores e obras de base 

Obras importantes

Teses de Doutorado

Dissertações de Mestrado

Editoras, Redes e Entidades ligadas à Educação Maker 

Organização de Espaços Maker

Para aqueles que sentirem dificuldade em definir os equipamentos, a iniciativa Porvir criou um material de orientação muito útil e que integra um simulador para criação de laboratórios maker (denominação usada por eles). Outro material que pode ser útil no planejamento de um espaço maker é o guia (playbook) criado pela Make Magazine, disponível em https://spaces.makerspace.com/playbook/.

Ambientes voltados a formação de professores maker também já foram criados a partirpara incluir referencia ao efex do cieb modelo de espaço para formação de professores maker http://www.cieb.net.br/efex/

No site Fazedores você poderá encontrar uma lista dos diferentes locais e espaços existentes no Brasil. 

Repositórios e Idéias de Projetos

Google – O maior repositório de todos:  ao combinar uma pesquisa no Google com a frase “faça você mesmo” entre aspas ou DIY (o equivalente em inglês) os resultados trazem vários projetos feitos por pessoas que resolveram documentar como fizeram. Por exemplo, aquário “faça você mesmo” ou aquário DIY retornam vários resultados de projetos de como fazer um aquário.  É de longe a forma mais útil de iniciar a busca por referências.

Pinterest: é um repositório de ideias e projetos das áreas mais diversas. Existe uma infinidade de materiais de apoio a Educação maker. Deve-se cadastrar em www.pinterest.com e fazer buscas por palavra chave. As buscas no idioma inglês trazem melhores resultados. O Pinterest permite que as pessoas organizem quadros que são conjuntos de projetos selecionados. Eu criei um quadro que está disponível em https://www.pinterest.com/andreraabe/stem-for-kids/  onde estão diversas atividades maker para o público do Ensino Fundamental I.  No quadro https://www.pinterest.com/andreraabe/organiza%C3%A7%C3%A3o-makerspaces/ existem referências interessantes sobre a organização de um espaço maker.

Instructables: é um repositório de projetos que possuem instruções passo a passo para que as pessoas possam realizá-los. O acesso é pelo endereço www.instructables.com. Todos os projetos descrevem os materiais necessários e exibem fotos de cada etapa do processo. Os temas do repositório variam desde temas de tecnologia como robótica e impressão 3d até temas de culinária, decoração e artesanato. Novamente a busca em inglês traz melhores resultados.

Manual do Mundo: é um canal de Youtube produzido por Iberê Thenório, um talentoso maker brasileiro que leva o conhecimento científico e tecnológico a mais de dez milhões de assinantes de seu canal. Em diversos episódios ele constrói artefatos que são viáveis de serem concretizados em um espaço maker e ele também ensina os conceitos relacionados. É uma boa referência para alunos e professores. Acesse pelo endereço https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ

Thingiverse: é o maior repositório de modelos prontos para impressão 3D. Nele usuários do mundo todo que projetam objetos disponibilizam os arquivos gratuitamente para que as pessoas possam baixar e imprimir. É um ponto de partida interessante para introduzir a impressão 3d e motivar os estudantes a aprenderem a projetar seus próprios objetos. O endereço é https://www.thingiverse.com/ e os resultados das buscas em Inglês são novamente melhores.

MiniFactory: repositório com diversos modelos de objetos 3D para download. Nem todos são gratuitos. O repositório contém coleções interessantes voltadas a temas específicos como jogos de tabuleiro, joalheria, moda e etc. O endereço é https://www.myminifactory.com/.

Grabcad: semelhante ao thingiverse só que além de modelos 3D inclui também modelos bidimensionais voltados ao corte a laser e também ao uso de plotters de corte. Disponibiliza os arquivos em diversos formatos e por isso pode exigir um pouco mais de conhecimento para conversão dos arquivos de um formato em outro. O acesso se dá por https://grabcad.com/

Arduino.cc:  É o site do fabricante da controladora robótica Arduino. Nele existem diversos tutoriais e exemplos para serem testados. O site é todo em inglês e o acesso se dá por https://www.arduino.cc/

Scratch: É a maior plataforma para iniciantes em programação. Permite que sejam criados projetos com a programação por blocos e disponibiliza muitos tutoriais e exemplos em português. O acesso é via https://scratch.mit.edu/. Existem também formas de programar o arduíno com o Scratch em http://duinoblocks4kids.tk/ e http://s4a.cat/.

SEDUCPR: Material de referência produzido pela Secretaria de Educação do Paraná http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1552