Testando baterias para o RoPE

Dando continuidade a série de posts referente ao RoPE, o projeto não tinha um estudo aprofundado sobre a bateria a ser utilizada, portanto fizemos um levantamento de tipos de baterias que tínhamos disponíveis e aplicamos protocolos de testes para determinar a melhor bateria para o conjunto. As baterias testadas foram uma bateria de celular com capacidade de 3.7v e 3100 mAh e a outra de um receptor de radiocontrole com 4.8v e 1000 mAh. Os testes seguiram um protocolo conforme consta neste documento.

baterias samsnung e sanyo futaba

Fotos das baterias. Fonte: LITE

Para um melhor resultado nos testes, nós tivemos o auxílio do Prof. Paulo Valim, que com o seu conhecimento fez com que este teste tivesse um alto nível de confiabilidade.  Durante os testes, expusemos o motor em uma rotina de trabalho contínuo com uma carga semelhante ao seu peso, com parâmetros definidos ideais para o projeto. Enquanto o teste era executado utilizamos um osciloscópio para análise das ondas. Ressaltamos também que durante os testes, a bateria era encarregada de energizar todo o conjunto (Arduino UNO, Motor de passo, Driver do motor de passo). Conforme imagem abaixo:

Bancada de testes das baterias

Bancada de testes. Fonte: LITE

Visando um melhor desempenho da bateria, otimizamos umas funções no código do brinquedo referente ao driver do motor, que estava consumindo um excedente de energia ao manter os drivers do motor ligados durante todo o processo. Além disso, estamos desenvolvendo uma placa PCB para integrar todos os componentes em uma só placa, com esta nova placa poderemos reduzir o peso do brinquedo e fazer com que tenhamos um menor consumo de energia além de alocar as controladoras de cada driver, a CI do ATmega e sensores em uma só placa. Caso precise de alguma ajuda para recapitular como criar uma PCB no post Criando uma placa de circuito. Confira as imagens abaixo do resultado que teremos:

Maquete virtual da placa PCB

Mockup placa PCB. Fonte: LITE

Até a próxima.

Compartilhar:

One thought on “Testando baterias para o RoPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *