LITE - laboratório de inovação tecnológica na educação

PROJETOS

Veja abaixo os principais projetos desenvolvidos pelo LITE
Go to RoPE

RoPE

Robôs Programáveis Educacionais é um projeto que promove a construção e a disponibilização de brinquedos de programar para escolas de Educação Infantil. Os brinquedos são desenvolvidos e aprimorados com base nas experiências das professores e das crianças.

Go to Portugol Studio

Portugol Studio

O Portugol Studio é um ambiente para aprender a programar, voltado para os iniciantes em programação que falam o idioma português. Possui uma sintaxe fácil, diversos exemplos e materiais de apoio à aprendizagem. Também possibilita a criação de jogos e outras aplicações.

Go to Lite Is Cool

Lite Is Cool

O projeto tem como objetivo levar cultura Maker e o Pensamento Computacional para estudantes de com Altas Habilidades e Superdotação de escolas públicas e também para alunos do Colégio de Aplicação da Univali.

Go to LITE Maker

LITE Maker

O Lite Maker é um móvel que possibilita transformar uma sala de aula comum em um Espaço Maker. Ele foi construído para atender escolas ou redes de ensino que ainda não possuem espaços Maker.

Notícias

Acompanhe aqui as novidades do Lite.
Siga-nos também no Facebook clicando aqui.

O Lite

Pesquisa e inovação tecnologica para melhoria da educação.

O Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) é um espaço que integra a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados à atividades educacionais. Inclui pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, realizadas no escopo do Grupo de Informática na Educação da Univali. Promove também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar.

O LITE busca incorporar o estilo de trabalho do movimento maker, oferecendo oportunidades para seus integrantes desenvolverem o seu potencial criativo aliado ao aprimoramento do conhecimento científico. Dentre as principais linhas de ação do Laboratório está a produção de tecnologia que estimule o desenvolvimento do Pensamento Computacional.

Equipe

Dr. André Raabe

Coordenador do LITE
Minha função no Lite é orientar o pessoal, evitar a bagunça, dar ideias e orientar os projetos individuais. Dar colo e palmadas quando necessário.

Dr. Aluizio Haendchen Filho

I.A. na Educação
Doutor em Ciências-Informática pela PUC-Rio, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS). Trabalha com pesquisa de técnicas de Inteligência Artificial aplicadas na Educação, tais como: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem inteligentes, interativos e proativos, desenvolvimento de tutores inteligentes, sistemas multiagentes e técnicas de processamento de linguagem natural aplicada ao ensino da língua portuguesa.

MSc. Renate de Olieveira Raabe

Lite is Cool AH/SD
Psicóloga Clínica e Educacional – Esp. Altas Habilidades/ Superdotação.

MSc. Elieser de Jesus

Professor e Pesquisador
Colaborador randômico com frequência oscilante.

MSc. Rodrigo Ramos Martins

Professor e Pesquisador
Colaboro com o projeto Rope, sou graduado em Engenharia de Produção e Publicidade e Mestre em Computação.

MSc. Rodrigo Levi Rufca

Colaborador do Lite is Cool – CAU
Mestre em Métodos Numéricos pela UFPR, é professor, pai, palestrante e atualmente trabalha na Escola de Educação e no Colégio de Aplicação da Univali, ministrando disciplinas na área da matemática, inovação e tecnologia aplicada a educação e fazendo formações para professores da educação básica.

Luiz Fernando Noschang

Mestrando em Computação Aplicada e Funcionário da Univali
Coordeno a equipe de desenvolvimento do Portugol Studio. Ajudo a equipe a organizar e desenvolver as atividades do projeto. Também sou responsável pela administração e manutenção do servidor do LITE.

Adson Esteves

Mestrando em Computação Aplicada
Trabalho no desenvolvimento do Portugol Studio e na criação de um sistema tutor para para ele.

Aline Gonçalves de Almeida

Mestranda em Educação
Sou orientadora educacional da rede pública municipal de Itajái-SC, graduada em Pedagogia e aluna de Mestrado em Educação na Univali, na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. Minha pesquia se refere à Abordagem Maker na Educação.

Leonardo Calbusch

Mestrando em Computação Aplicada
Professor de Programação e Pesquisador do Pensamento Computacional. Tento aparentar não ser nerd mas a verdade é que nessa foto estou dentro da loja do Star Wars vestindo uma mochila de Yoda.

Ricardo Capraro

Mestrando em Educação
Sou licenciado em música e responsável pela Seção de Música e Coral da Univali, minha pesquisa no mestrado está relacionada a educação musical Maker.

Rafael Ferreira

Bolsista
Atuo no desenvolvimento do Portugol Studio, inserindo bugs, ajudando a corrigi-los e adicionando novas funcionalidades. Já resolvi um cubo mágico em menos de trinta segundos.

Curso: Ciência da Computação

Ivan Dias de Jesus Filho

Bolsista
Sou o programador básico do laboratório, mas também gosto de ajudar de outras formas nos projetos.

Curso: Ciência da Computação

Cesar Viana

Mestrando em Computação Aplicada
Trabalho com alternativas de ferramentas para aprendizado de pensamento computacional.

Cassiano Viana

Mestrando em Computação Aplicada
Trabalha no desenvolvimento de ferramentas para aprendizagem de algoritmos adaptadas para deficientes visuais.