Mais de setenta alunos participam da feira do Tem Ideia na Rede

Na última sexta-feira, 24 de novembro, ocorreu, na Secretaria de Educação de Itajaí, a premiação das equipes que participaram da segunda edição do Tem Ideia na Rede. Foram mais de 100 pessoas presentes, entre elas os 70 alunos das escolas de ensino infantil do município que apresentaram seus projetos desenvolvidos durante os últimos três meses.

O objetivo final do evento era que as equipes produzissem jogos, histórias e animações utilizando o Scratch, uma ferramenta de programação desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Durante a produção dos jogos os alunos também deveriam cumprir diversas missões que fortaleceram as premissas de criar, compartilhar e transformar e não envolveram somente a computação, mas artesanato, desenho, escultura, produção de vídeos entre outras produções. Alguns dos projetos e missões feitos pelos alunos trouxeram resultados bastante interessantes, como animações fluidas, efeitos especiais em vídeo, ilustrações bem estruturadas, uma horta feita na escola e até mesmo uma horta hidropônica. Cada equipe precisou completar, no mínimo, 15 missões que garantiam uma pontuação específica.

Na edição de 2017, foi criado o sistema de categorias para evitar o caráter competitivo do evento, além de um sistema online onde cada equipe poderia ver as criações das outras. “O objetivo é que os alunos compartilhem seus conhecimentos”, afirma o MSc. André Santana, criador do evento. Ao chegar no evento cada participante ganhou uma camisa do Tem Ideia na Rede, fornecida pela Stoff Haus e além dos troféus desenvolvidos no nosso laboratório, cada categoria também teve uma premiação diferente como Legos, estúdio de chroma key portátil para efeitos especiais em vídeo, um curso de produção musical na Escola Estação da Música, entre outros prêmios.

Confira os vencedores de cada categoria:

Ao fim da premiação, o MSc. André Santana confirmou a informação de que no próximo ano haverá uma nova edição do evento. Também complementou dizendo que haverá algumas novidades e, se possível, a integração de novas escolas e municípios para a terceira edição do Tem Ideia na Rede.

Confira a matéria produzida pela RIC/Record durante o evento: