Conexão Serial entre Arduino e Java [Tutorial]

A ideia da postagem de hoje, é mostrar de uma maneira fácil de “Makerizar” seu ambiente através da comunicação entre o Java e o Arduino,  para isso algumas noções básicas são necessárias:

Arduino


Arduino é uma plataforma eletrônica de prototipação, criada na Itália, constituído basicamente de uma placa microcontroladora, uma linguagem  e programação típica com um ambiente de desenvolvimento e suporte a entrada e saída de dados e sinais. Foi criada em 2005 com o objetivo de servir como base para projetos de baixo custo, sendo simples o suficiente para ser usado por desenvolvedores amadores. E bastante flexível e não requer um domínio profundo de eletrônica, o que o fez ser bastante popular entre os artistas e iniciantes, além de desenvolvedores experientes que não têm acesso a plataformas mais complexas.

Comunicação Serial


A comunicação serial possibilita o Arduino se comunicar com um computador ou com outros dispositivos. Todas as placas Arduino possuem pelo menos uma porta serial (também conhecida como UART ou USART): Serial. A comunicação ocorre através dos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX), assim como uma conexão USB. Desta maneira, se você utilizar esta funcionalidade, os pinos 0 e 1 não poderão ser utilizados como entrada ou saída digital.

Funções

JSSC


JSSC é a biblioteca Java que utilizaremos para fazer comunicação dupla do computador com Arduino  através da porta Serial. Ela pode ser encontrada  neste site .

Circuito


Para o circuito, faremos a principio algo simples, um circuito que acende um led.

Sketch virtual arduino e led

O Código do Arduino e o Código em Java podem ser encontrados em minha página do Github.

Após enviar o código em C para o Arduino pela IDE do Arduino e de executar o código em Java pelo NetBeans basta escolher a porta onde está o Arduino e controlar o Led.

Console de controle do arduino integrada ao JSSSC

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *