Veja como está ficando a nova versão do Portugol Studio

Usuário do Portugol Studio, aguarde! Em breve você verá muitas novidades na nova versão do programa, recheada de correções e novas funcionalidades para facilitar sua vida.

E aos programadores já familiarizados com a linguagem java estendemos o convite para ajudar a melhorar cada vez mais nossa ferramenta. Não sabe como ajudar ? É só dar uma olhada na parte de Issues do GitHub, escolher uma que ninguém está mexendo no momento e nos avisar. Nós ficaremos felizes com sua colaboração !

Abaixo contaremos um pouco mais do que está por vir e como tem sido  as tarefas da equipe.

Esta semana a equipe atualizou o Portugol Studio corrigindo erros e melhorando sua interface.

A equipe optou por aderir ao Slack como uma nova tecnologia para auxiliar nas tarefas, servindo como mecanismo de troca de arquivos e informação sobre o que cada membro está alterando no programa. Com uma interface simples ele aparenta um chat com atualizações automáticas sobre o que está acontecendo no GitHub, podendo os membros comentarem em tempo real.

1
A equipe também voltou a utilizar a função Issues do GitHub para acompanhar:

  • O que precisa ser feito no programa.
  • O prazo para que a tarefa estar pronta.
  • Quem foi o responsável por completa-la.

2

3
E com o auxílio destas tecnologias foram consertados os seguintes bugs que haviam no Portugol Studio:

1 – Bug que permitia o usuário a botar um valor muito grande na hora de declarar um número inteiro gerando um erro alegando a que a variável não foi inicializada.

4

Ele foi corrigido pelo Alisson e pelo Luiz Noschang e agora avisa ao usuário sobre o limite de 32bits de tamanho.

5

2 – Bug aonde a instrução leia considerava como entrada avisos de compilação.

6

Foi resolvido pelo Alisson movendo a mensagem de aviso de compilação para um popup simpático que aparece do lado na execução do programa.

Além das correções dos bugs a interface do Portugol Studio foi alterada dando uma nova cara ao programa. A nova interface foi criada por:

  • Alisson que fez as modificações no código fonte,
  • Adson e o Luís Felipe que colaboraram na criação dos ícones e imagens novas presentes nesta versão.
  • Luis Noschang e Elieser Ademir de Jesus que criaram o novo inspetor de variáveis.

A tela de carregamento foi substituída por uma contendo o logo do Laboratório e a nova logo do Portugol Studio.

Antigo:

7

Novo:

8

O editor de programas ganhou uma cara nova com ícones mais modernos no estilo “flat”. Além disto vários elementos da tela foram reposicionados para uma melhor interação dos usuários com o programa. Também foram adicionado algumas novas funcionalidades, como um inspetor que permite visualizar o valor das variáveis enquanto o programa está executando. Na versão anterior todas as variáveis podiam ser visualizadas de uma unica vez através da arvore estrutural do programa, agora o inspetor permite que somente sejam visualizadas apenas as variáveis em que o usuário está interessado.

Antigo:

9

Novo:

10

A janela sobre do programa ficou agora com um design menos textual contendo imagens dos membros que fazem parte da equipe atual:

Antigo:

11

Novo:

12

Com as intensas melhorias no Portugol Studio, percebeu-se a necessidade da implementação de um novo Motor de Áudio para as bibliotecas da linguagem. Utilizando a classe Clip, o professor Elieser A. de Jesus implementou um motor muito mais eficaz que o anterior. Para demonstrar tais melhorias foi criado um programa, que foi anexado aos exemplos do Portugol.

Além disto o Portugol Studio também contará na sua nova versão com um depurador de código fonte! No momento ele está em fase de testes, mas esperem que na próxima versão ele já estará pronto e funcional!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *