A habilidade de pesquisar é uma das mais importantes dentro da cultura maker, a comunidade de criadores se torna cada vez mais presente em fóruns e plataformas de pesquisa, onde é possível para cada um expor suas criações e também detalhar os procedimentos de como foram feitas. Ao criar seu próprio projeto e se deparar com dificuldades que outras pessoas já tiveram é bastante comum, buscar projetos similares, tornando fácil saber qual o melhor caminho a seguir com base nas experiencias que outras pessoas já tiveram.

Sabendo disso, o LITE decidiu criar uma espécie de jogo de perguntas, que incentiva o domínio da pesquisa, criamos uma plataforma virtual de perguntas e respostas baseada no D.N.A (Desafio Nacional Academico), evento realizado anualmente e promovido pelo Projeto Nacional de Educação a Distância.

Para começar, você precisa cadastrar sua equipe na plataforma, que pode conter no máximo 3 integrantes.

Sem título

Com cadastro feito é só fazer o login para começar a jogar.

Sem título

A plataforma possui perguntas criadas pelos próprios  integrantes do LITE, que abordam diversos assuntos e diferentes níveis de dificuldade, desde questões fáceis até questões de nível Paulo (sério, as perguntas que o maker Paulo criou são realmente difíceis). As perguntas podem conter imagens, vídeos e áudios.

Sem título

Pergunta criada pelo maker Eduardo.

Sem título

Pergunta criada pelo maker Alison.

A primeira utilização da plataforma foi feita pelos estudantes calouros do lite is cool, com um torneio formado por 3 equipes. Cada integrante da equipe vencedora irá ganhar uma peça 3D modelada por eles mesmos.

O torneio foi um sucesso, a equipe vencedora foi a Equipe Texugo com 9000 pontos, em segundo lugar equipe Faraoh com 9000 pontos, e por ultimo, equipe DDL com 8000 pontos, a disputa foi bastante acirrada e como houve um empate entre as duas primeiras equipes, tivemos que adotar o critério de tempo para desempatar, sendo assim a Equipe Texugo venceu com uma diferença de minutos.

Os estudantes pegaram o espirito da pesquisa e estão prontos para uma próxima edição, só que dessa vez teremos que dificultar ainda mais o nível das perguntas (mais perguntas nível Paulo) , porque estão ficando craques em solucionar os enigmas.

Entre na brincadeira, teste seu domínio da pesquisa e nos diga até onde conseguiu chegar!

Clique aqui para ir direto para o Jogo de Perguntas do LITE

One thought on “Jogo de Perguntas – A Plataforma virtual do LITE que incentiva o domínio pela pesquisa.