Criando uma Placa de Circuito [Tutorial]

Em minha última postagem havia comentado sobre a necessidade de uma placa de botões para o RoPE. Visando o Movimento Maker, a postagem de hoje é um tutorial de como montei a placa de botões do RoPE, entretanto, os mesmos passos podem ser utilizados para montar uma placa PCB para qualquer circuito simples.

1 – Desenhe o Circuito


Desenhe o circuito utilizando o software que preferir. Com base na protoboard desenhada anteriormente no Fritzing, utilizei o Eagle para montar o protótipo e depois transferi para o Corel para ter mais liberdade na edição. Observação: neste passo você pode utilizar outros softwares, como por exemplo, o Proteus.

Sketch virtual dos controles

diagrama PCB

 

 

2 – Papel de Transferência


Em seguida imprima a placa na impressora de toner em um papel próprio para a transferência, no protótipo utilizei o Press-n-peel (PnP) Blue PCB Transfer Paper Film mas existem outros métodos como por exemplo com o papel Glossy. Lembre-se de imprimir a placa espelhada para a transferência (ou o circuito ficara invertido horinzotalmente!).

PNPB

3 – Transferência


Para transferir o modelo para o Fenolite é necessário fixar o papel ao fenolite e aquece-lo com um ferro. Para evitar que o PnP queime, utilize um outro papel qualquer entre ele e o ferro.

Passo-a-passo placa PCB artesanal

Se tudo der certo, quando descolar o papel da placa, o papel estará transparente na área do circuito e a placa marcada com o desenho.

PCB artesanal filme PNPB

4 – Corrosão


Para este passo será necessário o uso do Percloreto de Ferro, tome cuidado para não derramá-lo pois ele mancha tecido e corrói qualquer metal. Etapas: (1) faça um furo na placa, e amarre um cabo de plástico; (2) preencha um pote com o percloreto e deixe corroer até que a placa fique de cor do fenolite. É interessante mexer a placa de tempo em tempo para ajudar na corrosão; (3) deixe e placa completamente coberta pelo líquido e para verificar o estado levante-a pelo cabo de plástico.

Banho pcb em Percloreto de ferro

Ao final você terá uma placa onde toda a área não pintada estará completamente sem cobre. Utilizando uma palha de aço, remova toda a tinta, deixando o circuito brilhante, para que possamos posteriormente soldar nossos componentes a ele.

Placa pcb após percloreto de ferro

Neste ponto você já terá um circuito muito semelhante ao impresso no papel feito em cobre. Cubra a Placa com Verniz para solda.

Comparativo entre Placa PCB impressa e diagrama

Furação e Solda


A última etapa é a furação e solda da placa. Utilizando uma broca fina (de 0,7 mm de diâmetro), faça os furos para todos os componentes da placa, em seguida, encaixe-os e solde-os em sua posição final. Muita atenção para não acabar gerando nenhum tipo de curto entre as trilhas. E sempre deixe os componentes no lado contrário do desenho do circuito, de outra maneira será muito difícil solda-los.

Placa pcb em processo de solda

resultado final do processo da criação da placa PCB artseanal

 

Compartilhar:

One thought on “Criando uma Placa de Circuito [Tutorial]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *