O Mundo Até Aqui

Já a algum tempo procurava por um método eficaz de simplificar a montagem do projeto RoPE (Robô Programável Educacional), tentando torna-lo mais compreensível para leigos, não somente na parte do Firmware, como também no Hardware, focando em uma fabricação mais fácil e barata para o produto.

A ideia para o brinquedo é que ele não dependa de um computador e que sua programação possa ser realizada no próprio brinquedo.  Um problema causado por esta independência é a necessidade de uma fonte própria de energia. Atualmente no mercado, existem brinquedos programáveis que funcionam com baterias não recarregáveis (pilhas alcalinas), e/ou com baterias recarregáveis, o segundo caso por sua vez, traz benefícios não somente em relação a quantidade de energia que o brinquedo recebe, mas também torna o brinquedo muito mais barato para o consumidor com o passar do tempo, pois deste modo o consumidor não terá a necessidade de adquirir novas baterias a cada fim de ciclo, além de serem alinhadas com uma filosofia de redução do impacto ambiental dos produtos eletrônicos. Justamente por causa deste problema, foi implantando um carregador de baterias do tipo LiPo, o carregador possui um sistema de carregamento via mini USB e um montagem simples, na qual basta conecta-lo em paralelo a bateria, e que utiliza como base o controlador de carga linear MCP73831 como mostra o diagrama:

Módulo lipocharger Diagrama lipocharger

De acordo com Santana (2015) no desenvolvimento de brinquedos programáveis para crianças, o projetista deve levar em conta na concepção do brinquedo as limitações de vocabulário, dificuldades e limitações motoras da criança. Deste modo a interface com o usuário do brinquedo, foi  refatorada a placa de botões na qual o usuário introduz a sequência do programa. A placa foi reduzida e seu circuito foi simplificado ao máximo. A nova placa do RoPE demonstrou uma maior estabilidade e facilidade no uso.

Placa pcb artesanalDesenho de placa pcb

Compartilhar:

One thought on “O Mundo Até Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *